Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16139
Título: Migrações : novas realidades : viver num mundo em movimento
Autor: Lopes, Telma Patrícia Andrade, 1989-
Orientador: Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-
Palavras-chave: Migrações - Portugal
Geografia - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O relatório que se apresenta, tem como finalidade/objetivo primordial a demonstração pedagógica da construção integrada de saberes relativos a um tema bastante contemporâneo – As Migrações. Entre outros objetivos que se possam apontar e que passam pela experiência da lecionação são o desenvolvimento de valores/atitudes e competências para a plena integração do indivíduo na sociedade, como sejam, a cidadania, a autonomia, a capacidade de comunicação, respeito pelo o outro e a educação para o futuro. Integrada no Programa de Geografia – Orientações curriculares do 8º ano de escolaridade, a unidade didática “Mobilidade da População”, possibilita fazer a ligação com temas anteriores num contexto e num mundo onde cada vez mais se assistem a grandes mudanças, nomeadamente do sentido dos fluxos migratórios. A experiência letiva desta unidade didática teve lugar em Alcochete, na Escola E.B. 2/3 ciclos El-Rei D. Manuel I. A turma onde incidiu a experiência de lecionação foi o 8.º G. O fenómeno migratório é uma realidade muito antiga, embora o fenómeno massificado a que assistimos hoje de deslocação de pessoas de um lugar para o outro obedece-se a motivações muito díspares quando comparadas com períodos anteriores. Atualmente, o fenómeno migratório é bastante mais complexo e é esta a proposta de análise que fazemos. Portugal não escapa a este fenómeno, e se por muitos é considerada uma porta de entrada para uma sociedade dita desenvolvida e por isso, ambicionada por muitas pessoas de regiões menos desenvolvidas, assistimos ao aparecimento de novas rotas migratórias. Torna-se assim fundamental trabalhar esta temática nas nossas escolas que também são o reflexo destes movimentos mundiais. O espaço da aula é muito importante para desenvolver atividades que promovam competências de comunicação e aceitação do outro promovendo a integração na escola e na sociedade. Este é um dos temas mais interessantes na Geografia lecionada no ensino básico, na medida em que aborda temas que fazem parte da vivência dos alunos.
The report presents, aims/primary objective pedagogical demonstration of the integrated construction of knowledge relative to a very contemporary theme - Migrations. Among other objectives that may point and who experienced the lecionação are the development of values/attitudes and skills to the full integration of the individual in society, such as, citizenship, autonomy, communication skills, respect for the other, and education for the future. Integrated Program in Geography - Curriculum Guidelines of the 8th grade, the teaching unit "Population Mobility", allows you to make the connection with previous issues in context and in a world where increasingly attend major changes, including the direction of flows migration. The lective experience of this teaching unit took place in Alcochete, the School EB 2/3 cycles El-King Manuel I. The class which focused experience of teaching was 8 G. The migration is an ancient reality, although the mass-phenomenon that we are witnessing today a movement of people from one place to another if it obeys very different motivations when compared to previous periods. Currently, the migration is much more complex and this is the proposed analysis we do. Portugal is no exception to this phenomenon, and by many is considered a gateway to a society dictates developed and therefore coveted by many people in less developed regions, we witnessed the emergence of new migratory routes. It thus becomes essential to work this issue in our schools who are also the reflection of these global movements. The space of the classroom is very important to develop activities that promote communication skills and acceptance of others promoting integration in school and society. This is one of the most interesting themes in geography taught in primary schools, in that it addresses issues that are part of the experience of the students.
Descrição: Supervisionada, Educação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16139
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047033_tm.pdf9,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.