Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16161
Título: As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
Autor: Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Literacia digital
Biblioteca digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: É premente a necessidade de formar cidadãos preparados para fazerem um consumo consciente e uma produção e utilização responsável da informação. A Biblioteca Escolar, pelas possibilidades de aprendizagem que potencia pode ser uma aliada dos professores no desenvolvimento das competências de Literacia da Informação e Digitais dos alunos. Este Projeto consistiu numa intervenção no processo de pesquisa de informação de uma turma do 6ºano de Percurso Curricular Alternativo, na disciplina de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, no sentido de analisar o impacto dessa intervenção nas competências da literacia da informação e digitais dos alunos. O desenho das atividades teve como base os referenciais de 2006 da IFLA, Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning e o Modelo de Literacia de Informação Big6. Foram dinamizadas estratégias de ensino da literacia de informação e da literacia digital com vista a melhoria dos resultados escolares dos alunos e, simultaneamente, tentando encontrar propostas de trabalho para melhorar a ação da Biblioteca Escolar. Pretendeu-se ter impacto nas práticas educativas de forma a melhorá-las e por isso recorremos à metodologia Design Research. A recolha dos dados foi efetuada através da análise de documentos oficiais da escola e relatórios estatísticos da avaliação dos alunos, registos das atividades desenvolvidas, avaliação do produto / trabalhos inseridos nos portefólios e um inquérito por questionário. Os resultados obtidos revelam que a utilização desta metodologia de trabalho mostrou-se adequada ao desenvolvimento das competências literácicas dos alunos. O trabalho colaborativo e articulado com a Biblioteca e a aprendizagem guiada através da pesquisa orientada permitiu uma crescente autonomia dos alunos no processo de construção do seu conhecimento, conduzindo a melhores resultados escolares.
There is a pressing to train citizens prepared to make a conscious consumption and production of the information. The School Library can be an ally to the teachers in developing the skills of student´s Digital and Information Literacy. This project has been an intervention in the information research of a 6th year group of an Alternative Curriculum, in the Portuguese class, in conjunction with the school library, in order to analyze the impact of this intervention on the student’s skills of information literacy. The activities have been based on the 2006 IFLA Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning and the Big6 Model of Information Literacy. Strategies for teaching information literacy and digital literacy had been a view to improving educational outcomes of students and simultaneously trying to find suggestions to improve the action of the Library. In order to have an impact on educational practices and improve them we resorted to the use of the Design Research methodology. The data collection was carried out through analysis of official school documents and statistical reports of student assessments, records of the activities, product evaluation / work, portfolios and questionnaire survey. The results obtained in the post-test, the internal and external assessment of students, show’s that the use of this method of work was adequate to the development of the pupils' skills. The collaborative and coordinated work with the Library has resulted in a gain, because the learning through guided research allowed a growing autonomy of students in their knowledge process, leading to improved student outcomes.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16161
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047049_tm.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.