Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16164
Título: A utilização do facebook como ferramenta de ensino colaborativo numa turma de 11º ano do ensino profissional
Autor: Oliveira, Vânia Cândido de, 1989-
Orientador: Patrocínio, José Tomás, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação
Construção de conhecimentos
Construtivismo
Rede social
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada corresponde à análise e conclusões apresentadas da experiência pedagógica concretizada de lecionação da disciplina de Economia numa turma de 11.º ano de escolaridade, numa Escola Profissional, e tem como temática principal a utilização do Facebook como ferramenta para a promoção do ensino colaborativo. A utilização das redes sociais pode permitir uma aprendizagem colaborativa pela partilha de informações, com base numa abordagem socio construtivista, surgindo como instrumentos adequados a uma metodologia ativa de apoio face à metodologia tradicional. Inicialmente, reflito sobre a pesquisa bibliográfica que efetuei, de forma a fundamentar a possibilidade da utilização desta ferramenta no Ensino, tendo por base a questão central do estudo: “Como pode a utilização do Facebook permitir a aprendizagem colaborativa entre os alunos e facilitar o ensino presencial?” Para poder desenvolver a análise do trabalho colaborativo, criei uma página para a turma no Facebook. Os alunos apresentaram informações diversificadas, permitindo que todos os colegas tivessem a mesma oportunidade de participar, criando, deste modo, um dispositivo para uma aprendizagem colaborativa. Com base na teoria da aprendizagem colaborativa, segundo Meirinhos (2007), Meirinhos & Osório (2006) e Dias (2013), pretendi concretizar práticas de ensino nas aulas lecionadas, visando a compreensão do seu contributo para a criação e desenvolvimento de competências diversificadas dos alunos, e de como o desenvolvimento dessas competências contribuem para a aprendizagem autónoma e para a criação e construção de conhecimento. Nesse sentido, na planificação e lecionação das aulas de Economia apliquei, métodos e técnicas apoiadas na pedagogia colaborativa, designadamente, o trabalho de grupo e a utilização da rede social, sendo indispensável uma formação do professor ajustada a esta nova metodologia de ensino e tecnologia de comunicação.
The current Report of Supervised Teaching Practice falls within the analysis and conclusions after teaching the school subject of Economics to an 11th grade class in a Vocational School, and it focus on the use of Facebook as a tool to promote collaborative teaching methodology. The use of social networks can allow a collaborative teaching approach by sharing information based on socio-constructivism, providing appropriate tools to support an active methodology as an alternative to traditional teaching methodology. To begin with, I comment upon the bibliography research I did in order to support the possibility of using this tool as a teaching approach. ‘How can the use of Facebook allow a collaborative teaching approach among students and help the teaching process within a classroom?’ is, thus, the basis and crucial question of the current work. In order to develop the analysis of a collaborative teaching approach, I decided to create the 11th class a Facebook page. Students presented different information, allowing all classmates to have the same opportunities to participate, promoting, thus, a collaborative teaching approach. Based on the collaborative teaching theory, according Meirinhos (2007), Meirinhos & Osório (2006) and Dias (2013), I intended to put into action some teaching practices in the classes I was in charge of, aiming the understanding of its contribute to the creation and development of skills in the students and how the development of those skills contributed to an autonomous learning process and the creation of knowledge. Bearing my aim in mind, in the lesson plans and class teaching of Economics, I used, in a qualitative perspective, approaches and techniques based on the collaborative pedagogy, namely group work and the use of a social network, where a teacher with an appropriate training adjusted to this new teaching methodology and communication technology was required.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, (Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade), Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16164
Designação: Mestrado em Ensino
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