Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16169
Título: Introdução à inteligência artificial com recurso à programação visual
Autor: Grosso, Margarida Maria Quito Micaelo, 1966-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Moniz, Luís
Palavras-chave: Inteligência artificial
Programação visual
Inovação pedagógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Informática e visa descrever a prática de ensino supervisionada. A prática de ensino supervisionada teve a duração de onze aulas de 50 minutos cada, decorreu numa escola secundária em Lisboa, numa turma de 12º Ano do curso de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Aplicações Informáticas B e no início da unidade didática três - Introdução à Inteligência Artificial. Os objetivos propostos foram a lecionação das aulas com recurso a metodologias e estratégias que potenciassem, de forma eficaz, a motivação e o empenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas e desse modo na aquisição das aprendizagens e competências previstas no currículo para a referida temática. Os alunos foram envolvidos no desenvolvimento de um projeto que consistiu na programação de um robot virtual com recurso à programação visual Scratch em que os principais objetivos foram: i) consolidar conceitos de Inteligência Artificial abordados anteriormente; ii) desenvolver um projeto de forma autónoma e colaborativa; iii) simular situações de resolução de problemas idênticos aos do mercado de trabalho; iv) sensibilizar os alunos para questões ambientais e de sustentabilidade; v) desenvolver competências transversais de raciocínio lógico, de comunicação, de expressão e de partilha. A dimensão investigativa e reflexiva da intervenção prendeu-se com a verificação da adequação das estratégias adotadas, nomeadamente na adequação da utilização da programação visual Scratch para o ensino-aprendizagem de conceitos de Inteligência Artificial. Através dos resultados obtidos podemos considerar que o plano definido para a intervenção foi adequado, os alunos revelaram empenho e motivação para o desenvolvimento das atividades propostas. O recurso à programação visual em Scratch para o ensino-aprendizagem de conceitos de Inteligência Artificial permitiu alcançar os objetivos propostos.
This report falls within the scope of the Master in Teaching Computing and aims to describe the supervised teaching practice. A supervised teaching practice lasted eleven lessons of 50 minutes each, took place in a secondary school in Lisbon, in a class of 12 Year Course Science and Technology, in the discipline of Computer Applications B and early teaching unit Three - Introduction to Artificial Intelligence. The proposed targets were teaching classes using the methodologies and strategies that potentiate, effectively, the motivation and the commitment of the students in the development of the proposed activities and thereby on the acquisition of learning and competences in the curriculum for that subject. Students were involved in developing a project that consisted of programming a virtual robot using the Scratch visual programming where the main objectives were: i) create an environment of Artificial Intelligence, thereby consolidating the concepts of Artificial Intelligence discussed earlier; ii) develop a project independently and collaboratively; iii) simulate situations identical to solving labor market problems; iv) sensitize students to environmental and sustainability issues; v) develop soft skills of logical reasoning, communication, expression and sharing. The investigative and reflective dimension of the intervention was related to verifying the adequacy of the strategies adopted, including the appropriateness of using the Scratch visual programming for teaching and learning concepts of Artificial Intelligence. From the results obtained we can consider that the plan set for the intervention was appropriate, students showed commitment and motivation for the development of the proposed activities. The use of visual programming in Scratch for the teaching-learning concepts of Artificial Intelligence allowed to achieve the proposed objectives.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16169
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047047_tm.pdf2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.