Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16171
Título: A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
Autor: Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: B-learning
Formação pedagógica
Instrumentos de avaliação
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A avaliação das aprendizagens encontra-se no centro dos debates educativos e formativos. Com a evolução tecnológica e digital a probabilidade de frequentar uma formação em regime a distância é cada vez mais alta. Para que a formação seja eficiente, coerente e credível existe necessidade de pensar nos instrumentos de avaliação utilizados para validar a aquisição das aprendizagens por parte dos participantes. O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, apesar de ser um curso antigo, revela-se bastante recente no seu desenvolvimento na modalidade a distância, como tal os instrumentos de avaliação dos conhecimentos ainda se encontram pouco explorados. De forma a verificar e avaliar a coerência e qualidade dos instrumentos utilizados no curso em questão, definiu-se que esta investigação se focaria nas opiniões dos formandos que frequentaram o curso, com vista ao melhoramento dos métodos e formas de avaliação utilizadas no curso em questão. A presente investigação assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados tendo como participantes 37 formandos de 4 cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores realizados na modalidade b-learning. Os resultados permitiram concluir que os formandos se revelaram satisfeitos com a avaliação realizada, demonstrando preferências pela avaliação com base em tarefas colaborativas. O estudo permitiu ainda evidenciar a grande relevância que o feedback assume em modalidades de formação online.
Assessing the acquired knowledge is what’s at the core of education and training debates. As digital and technological advances are made, there is a strong possibility people will start to attend an educational program from the distance. For training to be effective, coherent and credible there is a need to develop the proper valuation instruments that should be used in order to certify the acquisition of skills on the participant’s behalf. Despite being an age old program, the Initial Pedagogical Training for Trainers proves to be somewhat outdated, having made small progress in what learning form the distance concerns, rendering tools of assessment of knowledge explored. In order to verify and assess the consistency and quality of the instruments used in the program mentioned above, it has been decided that this investigation would be focused and based on the opinions of students who attended the course with the goal to improve the methods and forms of assessment used in said program. This research has taken a quantitative approach to the data collected and analyzed from the 37 graduate participants that completed 4 programs of Initial Pedagogical Training for Trainers, accomplished through b-learning. The results clearly disclosed that students were satisfied with the way in which the assessment was made, presenting particular predilection for evaluation based on collaborative tasks. The study has also allowed highlighting the great importance of feedback on online training.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16171
Designação: Mestrado em Educação
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