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Título: Espelhando a mente: para uma análise do espaço psicológico em Lolita de Valdimir Nabokov e das suas manifestações visuais em Lolita: A screenplay de Vladimir Nabokov e em Lolita: The book of the film de Stephen Schiff
Autor: Ribeiro, Manuel Fonseca de Sam Bento
Orientador: Alves, Maria Teresa Ferreira de Almeida,1938-
Palavras-chave: Nabokov, Vladimir, 1899-1977
Schiff, Stephen
Romance americano - séc.20
Adaptações cinematográficas
Argumentos cinematográficos
Cinema e literatura
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2009
Resumo: Como objectos de análise propõem-se a obra de Vladimir Nabokov, Lolita (1955) e os dois argumentos cinematográficos filmados, Lolita: A Screenplay (1974), de Vladimir Nabokov, que originou o filme de Stanley Kubrick (1962), e Lolita: The Book of the Film (1997), que resultou no filme de Adrian Lyne (1997). O cinema define-se sobretudo como um meio onde impera o domínio visual, pelo que o argumento, sendo parte integrante de um filme, partilha as suas características, distinguindo-se por isso por uma forte linguagem visual. A adaptação do romance ao domínio visual é relevante na medida em que acentua a narrativa como espaço predominantemente psicológico, em que a personagem sobressai em função do olhar. Numa primeira parte da dissertação, adoptando sobretudo uma perspectiva literária, sugere-se uma reflexão da obra baseada na questão do duplo e do jogo de espelhos à volta dos quais se constrói a identidade fragmentada, salientando os traços que posteriormente serão reformulados pela conversão de um espaço sobretudo literário para um de ordem visual. Numa segunda e terceira partes, os dois argumentos filmados de Lolita, o de Vladimir Nabokov (1974) e o de Stephen Schiff (1997), são abordados. Não se pretende, no entanto, explorar a viabilidade cinematográfica destes argumentos, mas realizar uma análise das escolhas efectuadas para se atingir eficazmente uma narração visual do espaço interior da personagem. A adaptação para argumento de uma obra literária que se centra na interioridade da personagem, e as escolhas e opções tomadas pelos argumentistas, de forma a possibilitar uma narração visual da história, serão o fio condutor destas duas últimas secções da dissertação.
It is the aim of this dissertation to examine Vladimir Nabokov's Lolita (1955) and the two filmed screenplays: Lolita: A Screenplay (1974), written by Vladimir Nabokov, which was the foundation for Stanley Kubrick's film in 1962; and Lolita: The Book of the Film (1997), which was used to film Adrian Lyne's adaptation in 1997. Film is mainly a visual medium and the screenplay, as part of it, shares its characteristics, being defined by a strong visual language. The adaptation of the novel to a visual domain is relevant since it enforces narrative as a subjective world where character is governed by perspective. The first chapter of this dissertation focuses on Nabokov's novel from a literary point of view, exploring the double and the mirror techniques that are characteristic of the representation of a fragmented identity. The second and third chapters focus on the filmed screenplays, the first by Vladimir Nabokov, published in 1974, and the second by Stephen Schiff, written in 1997. The practicability of these screenplays will not be discussed as this dissertation's purpose is mainly on exploring the similarities and differences regarding Nabokov's novel and, above all, on how effectively each screenplay achieves a visual narration of the character's subjectivity. The last two chapters are therefore mainly concerned with the screenwriters' choices and options while adopting a literary text in order to achieve a strong visual narrative.
Descrição: Tese de mestrado, Estudos Anglísticos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000577823
http://hdl.handle.net/10451/1722
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