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Title: A interacção entre o léxico dos manuais e a produção textual infantil dos aprendentes hispano-falantes
Authors: Carrapo, Patrícia Alexandra Oliveira
Advisor: Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Keywords: Língua portuguesa como língua estrangeira
Léxico
Ensino de línguas
Métodos pedagógicos
Manuais escolares
Competência comunicativa
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: O ensino-aprendizagem de uma língua seja ela LE, LS ou LM é um processo que deve estar em constante acompanhamento da evolução da sociedade. Encontramo-nos na Era da informatização e do fácil acesso aos conteúdos e, deste modo, o ensino das línguas deve fazer uso de tais ferramentas para acompanhar o evoluir dos tempos. Porém, o uso dos manuais continua a ser uma realidade mas até que ponto eles representam ou são úteis no dia-a-dia? Será que o vocabulário presente nos textos serve a sociedade actual? Será que todos aqueles vocábulos farão parte, ainda hoje, da língua realmente falada e escrita? Os alunos irão utilizá-los correctamente? É preciso não esquecer que os alunos de hoje são diferentes dos alunos de ontem e que os de amanhã também serão diferentes. Pretende contribuir para uma clarificação de alguns aspectos relacionados com a produção textual dos aprendentes de português língua não materna e com o léxico presente nos manuais utilizados por este público aprendente. Identificando primeiro o grupo em estudo, tendo por base teórica (as teorias de aprendizagem e de aquisição de uma língua segunda), procurou-se estabelecer uma relação entre o léxico presente nas produções textuais dos alunos e o léxico apresentado no manual em uso. Demonstrou-se, com essa interacção, que é necessário que o professor adopte o manual de acordo com o campo lexical nele presente e tendo sempre por base o público que irá trabalhar posteriormente esse mesmo campo lexical, pois só assim existirá a centralização nas necessidades dos aprendentes e com um proveito real desse mesmo campo lexical.
El proceso de enseñanza-aprendizaje de una lengua, tanto de la LE, LS o de la LM debe reflejar la evolución de la sociedad. Sin embargo, el uso de los manuales continua siendo una realidad pero, ¿hasta que punto son útiles o representan nuestro día a día estos materiales? ¿Podemos decir que el vocabulario presente en los textos refleja la sociedad actual? ¿Los alumnos serán capaces de usarlos correctamente tanto en la forma oral como en la escrita? El objetivo de este trabajo se centra precisamente en estas cuestiones. Pretende contribuir en la aclaración de algunos aspectos relacionados con la producción textual, en un determinado centro de educación, y con el léxico que aparecen los manuales utilizados por los estudiantes de portugués. Identificando primero el grupo en estudio, u teniendo por base teórica las teorías de aprendizaje y de adquisición, se intentó establecer una relación entre el léxico presente en las producciones textuales de los alumnos y el léxico que presentamos en el manual en uso. Con esta interacción queda demostrado que es necesario que el profesor adopte un manual lo más actual posible y que tenga presente el campo lexical que posteriormente esse grupo irá a poner en práctica solamente de esta forma existirá una centralización y una adecuación de las necesidades de los estudiantes y un uso real de ese mismo campo lexical.
Description: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000574300
http://hdl.handle.net/10451/1725
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