Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/1727
Título: Turismo e território: um estudo sobre a turistificação de Portimão (Algarve/Portugal) a partir da geografia do turismo
Autor: Leite, Nathália Körössy
Orientador: Simões, José Manuel, 1955-
Palavras-chave: Turismo - Portimão (Portugal)
Geografia do turismo
Política turística - Portugal - séc.21
Urbanização
Teses de mestrado - 2008
Data de Defesa: 2008
Resumo: Enquanto uma das mais significativas forças econômicas da atualidade, o turismo tem influência em vários aspectos da sociedade. A turistificação do território é um deles. Conceitualmente, a turisitificação do território é o processo de transformação de um local em território turístico. Tal processo é importante de ser estudo porque traz consigo um conjunto de conseqüências no território que vão desde a inserção de novos objetos e a refuncionalização de antigos, até a alteração da dinâmica local. O objetivo da presente investigação foi o de, a partir da Geografia do Turismo, tentar entender as relações que se desenvolvem entre o turismo e o território através da análise da turistificação do caso de estudo do Concelho de Portimão, e mais especificamente da Praia da Rocha, uma das primeiras estâncias turísticas balneares do Algarve. Como resultado, é apresentada uma síntese do processo de turistificação de Portimão, desde um pólo de pescas até um destino turístico consolidado. A partir das observações diretas na área de estudo e do cruzamento com as informações coletadas na revisão de literatura, foi possível atestar que o turismo induziu e ainda induz em Portimão uma forma sui generis de urbanização a urbanização turística, a qual demanda uma forma sui generis de ordenamento do território.
Considered as one of the most significant economic forces, the tourism has influence in many aspects of society and the spaces touristification is one of them. Conceptually, the space's touristification is the transformation of a general territory in a touristic one. This process is important to be researched because brings with itself a set of consequences like the insertion of new structures, reutilization of older ones and changes in the local dynamics. The aim of this research was an attempt to understand the relationships established between tourism and territory through the analysis of the Portimão's case and more specifically the Rocha Beach, one of the first Alrgarve's beach resorts. As finding, it is presented a synthesis about the process of touristification of Portimão, since a fish pool until an established tourism destination. Based in the in loco observations and review literature, it was possible to observe that tourism induced and still induces a sui generis type of urbanization a tourist urbanization, an it requires a sui generis spatial planning approach.
Descrição: Tese de mestrado em Geografia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000539351
http://hdl.handle.net/10451/1727
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21778_ulfl057143_tm.pdf29,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.