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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1742

Título: Os sinos da agonia: uma poética da memória
Autor: Lourenço, Maria Manuela da Silva
Orientador: Chaves, Vânia Pinheiro, 1947-
Palavras-chave: Dourado, Autran, 1926-
Romance brasileiro - séc.20
Análise literária
Teses de mestrado - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: Autran Dourado é um dos escritores mais lidos no Brasil e uma das vozes mais originais, merecendo ser contado entre os grandes nomes da Literatura. Esta dissertação incide sobre o seu romance, Os Sinos da Agonia, e toma a memória como chave de acesso ao universo criado na obra. A organização interna da dissertação obedece ao tratamento das diferentes memórias que se encontram inscritas no enunciado. Pela contínua rememoração e evocação do passado levada a cabo pelas personagens, reconstitui-se uma intriga cuja urdidura está fortemente marcada pela fragmentação e pela dispersão. Das memórias individuais fazem parte, ainda, a imaginação, as fantasias e os sonhos das personagens, em que se projectam fortemente as psicologias de cada uma delas. A moldura espácio-temporal da acção permitiu abordar a memória histórica de Minas Gerais do Século XVIII, intimamente ligada à decadência do ciclo do ouro. O cunho social, assumido pelas recordações pessoais, remete para a divisão em estados da sociedade da época, aspecto importante da memória histórica. Por outro lado, observou-se que as personagens surgiam marcadas por uma espécie de carga ancestral herança imemorial , determinante para os seus comportamentos, públicos e privados, bem como para a psicologia de cada uma delas. Analisou-se, ainda, o papel do leitor, cuja memória cultural e literária é fundamental para a construção de sentidos, bem como para a identificação da intrínseca intertextualidade do romance, em que assenta muita da sua riqueza de significados.
Autran Dourado est non seulement l'un des écrivains les plus lus au Brésil comme l'une de ses voix les plus originales, à juste titre inscrit parmi les grands noms de la Littérature. Cette dissertation se penche sur le roman Les Clochers de L'Agonie et s'attache à la mémoire comme voie d'accès à l'univers créé dans l'oeuvre. L'organisation interne de notre thèse obéit, donc, au traitement des différentes sortes de mémoire qui s'y énoncent. C'est de par la remémoration et évocation continue du passé, menées par les personnages, que nous avons reconstitué une intrigue dont l'acheminement est fortement marquée par la fragmentation et la dispersion. Des mémoires individuelles font, ainsi, partie l'imagination, les fantaisies et les rêves des personnages, où se projette leur plus profonde psychologie. L'encadrement spatio-temporel de l'action a également permis d'aborder la mémoire historique de Minas Gerais du XVIIIème siècle, intimement associée à la déchéance du cycle de l'or. L'emprunte sociale, que les mémoires personnelles résorbent, réfléchit la stratification rigide de la société de l'époque, trait marquant de la mémoire historique. Nous avons, par ailleurs, observé que les personnages sont porteurs d'une sorte de charge ancestrale héritage immémorial -, qui détermine leur comportement, public et privé, ainsi que leur univers psychologique. Finalement, nous avons analysé le rôle du lecteur, dont la mémoire culturelle et littéraire est fondamentale pour la construction des sens du roman et pour l'identification de son intrinsèque intertextualité, sur laquelle repose la richesse de ses significations.
Descrição: Tese de mestrado em Estudos Românicos apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000546776
http://hdl.handle.net/10451/1742
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