Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17616
Título: Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
Autor: Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Educação em ciência
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma as tarefas de investigação podem promover a aprendizagem dos alunos, na lecionação da subunidade “A energia no aquecimento / arrefecimento de sistemas”, parte integrante da disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade. Mais concretamente pretendem-se conhecer as dificuldades que os alunos sentem com as tarefas de investigação, as aprendizagens que realizam e as estratégias que utilizam para aprenderem, e a avaliação que os alunos fazem do uso destas tarefas. A intervenção decorreu numa turma do 10.º ano de escolaridade, constituída por 28 alunos, onde foram realizadas seis tarefas de investigação ao longo de três blocos de 90 minutos e três de 135 minutos. Neste trabalho, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, por se pretender conhecer e descrever as reações dos alunos da turma, em ambiente de sala de aula, ao serem desenvolvidas as tarefas de investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação naturalista (notas de campo e registos áudio), entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram várias categorias e subcategorias, que facilitaram a organização e compreensão dos dados. Os resultados indicaram que os alunos sentiram dificuldades nos conceitos científicos, ao planear atividades, pesquisar e selecionar informação, trabalhar em grupo e gerir o tempo. Contudo, ao longo do tempo, as dificuldades foram sendo ultrapassadas, verificando-se aprendizagens ao nível das competências do tipo conceptual, processual e social e atitudinal. Solicitar ajuda e trabalhar em grupo foram algumas das estratégias utilizadas pelos alunos para aprenderem. Os resultados mostraram também que os alunos avaliaram positivamente estas tarefas, manifestando interesse e gosto.
The main purpose of this work is to know in what way the inquiry tasks could promote learning in 10th grade students in the study of the subunit “The energy in heating and cooling systems”, contained in Physics and Chemistry A discipline. Specifically, the aim is to know the difficulties that students experience when they are developing these tasks, as well as their learning, the strategies used by them to learn, and what is the students’ evaluation relatively to these tasks. The intervention occurred in a 10th grade class, involving 28 students, who developed six inquiry tasks over three time-blocks of 90 minutes and other three time-blocks of 135 minutes. In this work, it was used a qualitative investigation methodology, because the aim was to know and describe the students reactions, in classroom environment, while they were developing inquiry tasks. The data collection instruments were naturalist observation (field notes and audio records), focused group interviews and written documents. The content analysis provided several categories and subcategories, which facilitated the organization and understanding of the data. The results showed that students felt difficulties in scientific concepts, in activity planning, searching and selecting information, working in group and managing time. However, over time, the difficulties were being surpassed, and students revealed learning and competences development. Requesting assistance and working in group were some of students’ learning strategies. The results also revealed that students evaluated positively these tasks, expressing interest for them.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17616
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047055_tm.pdf4,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.