Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17644
Título: Envolvimento dos alunos na escola: Relações com a perceção de direitos e apoio da família / Students engagement in school: relation to perceived rights in the family and perceived family support
Autor: Abreu, S.
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos na escola
Perceção de apoio da família
Perceção de direitos na família
Data: 2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Abreu, S., & Veiga, F. (2014). Envolvimento dos alunos na escola: Relações com a perceção de direitos e apoio da família / Students engagement in school: relation to perceived rights in the family and perceived family support. In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education (pp. 229-247). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: Apesar da literatura apontar para a influência que os contextos familiares exercem sobre o envolvimento dos alunos na escola (EAE), verifica-se um vazio na investigação quanto à relação deste construto multidimensional com variáveis familiares. Observada esta lacuna, e considerando o EAE um estado maleável, altamente influenciável pelos contextos familiares, o presente estudo teve como objetivo a análise da relação entre o EAE e variáveis ligadas ao contexto familiar. As variáveis ligadas à família foram as seguintes: perceção de apoio da família e perceção de direitos na família. A amostra do estudo envolveu 685 alunos, distribuídos pelos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade, de escolas de diversas zonas do país. No âmbito dos instrumentos utilizados, recorreu-se à “Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola”, à “Escala de Perceção de Apoio da Família”, e à “Children’s Rights Scale”. Os resultados obtidos indicam correlações estatisticamente significativas entre o EAE e as variáveis em estudo, inferindo-se que, quanto maior a perceção de apoio da família, bem como a perceção de direitos na família, maior o EAE. Os resultados enquadram-se na literatura revista, tendo corroborado os resultados obtidos em anteriores estudos, e sugerem a consideração dos elementos apresentados em futuras investigações e intervenções no campo educativo.
Descrição: Este E-Book reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17644
ISBN: 978-989-98314-8-3
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-Book_ICIEAE_perceção de direitos e apoio familia.pdf200,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.