Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17655
Título: Fatores familiares do envolvimento dos alunos na escola / Family factors of student engagement in school
Autor: Abreu, S.
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos na escola
Família
Fatores familiares
Data: 2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Abreu, S., & Veiga, F. (2014). Fatores familiares do envolvimento dos alunos na escola / Family factors of student engagement in school. In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education (pp. 176-195). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: A investigação sobre o envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem documentado associações entre este construto multidimensional e fatores de natureza contextual. Assumindo a família um papel crucial no desenvolvimento psicossocial dos alunos, o presente estudo procurou responder ao seguinte Problema de Investigação: Quais as oscilações nos índices do EAE, em função de variáveis familiares específicas – coesão familiar, situação laboral, habilitações literárias, perceção dos estilos de autoridade, e perceção de apoio dos pais? O estudo, de natureza quantitativa, incidiu sobre uma amostra constituída por 685 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos, de escolas de diversas zonas do país. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a “Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola”, a “Escala de Perceção de Apoio dos Pais”, e um conjunto de perguntas acerca da família, com o objetivo de recolha de informação acerca das variáveis consideradas. Os resultados vão ao encontro de investigações congéneres, apontando para diferenças significativas no EAE, favoráveis, em termos gerais, aos alunos com pais empregados, não divorciados e compreensivos. A análise dos resultados revelou ainda correlações significativas entre o EAE e as variáveis: habilitações literárias e perceção de apoio dos pais. Na mesma linha de anteriores estudos, os resultados obtidos vão no sentido da influência de variáveis familiares sobre o EAE, sugerindo implicações específicas para a intervenção educativa, a considerar tanto pelos pais, como pelos profissionais da área educativa.
Descrição: Este E-Book reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17655
ISBN: 978-989-98314-8-3
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-Book_ICIEAE_fatores familiares.pdf210,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.