Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17659
Título: Envolvimento na escola: um estudo com jovens do 9º ano do ensino regular e do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)
Autor: Miranda, V.
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos na escola
PIEF
Envolvimento dos pais nas atividades escolares
Data: 2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Miranda, V., & Veiga, F. (2014). Envolvimento na escola: um estudo com jovens do 9º ano do ensino regular e do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education (pp. 601-618). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: O envolvimento na escola - enquanto construto multidimensional, que integra diferentes dimensões (comportamental, emocional/afetiva e cognitiva) e que considera fatores extrínsecos (variáveis relativas ao contexto) e fatores intrínsecos - confere uma maior amplitude de análise à investigação. Assim, numa altura em que a comunidade científica apresenta um crescente interesse pelo envolvimento dos alunos na escola, vislumbrando-o como uma solução aos problemas da educação, mais concretamente ao insucesso e abandono escolar, torna-se essencial analisar de uma forma transversal a relação entre envolvimento escolar e grupo curricular de pertença. Sendo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) uma medida educativa que se distingue das restantes respostas do ensino básico português, ao atuar de forma transversal nas vertentes da educação, formação e área social, que aposta na (re)integração social e educativa dos alunos, interessa saber de que forma o envolvimento escolar desses alunos varia, quando comparados com os do ensino regular. Com isto, é objetivo deste estudo analisar, à luz da literatura revista, em que medida existe diferença no envolvimento escolar dos alunos do ensino regular e do PIEF. A amostra, presente nesta investigação, foi composta por 105 sujeitos, integrados no 9º ano do ensino regular e do PIEF, de seis escolas do distrito de Lisboa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: O Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (adaptado por Veiga, 2009) e o “Student Views of Parental Involvement in Schooling Activities” (adaptado por Deslandes e Cloutier, 2002) e traduzido para português. A análise dos resultados permitiu verificar a existência de diferenças significativas no envolvimento escolar dos alunos do ensino regular e do PIEF, quando comparados, bem como a relação entre o envolvimento dos alunos e o envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos. Este estudo, que se insere numa metodologia de investigação de natureza quantitativa, inclui a discussão dos resultados obtidos, sugerindo elementos de formação curricular e remetendo para novos estudos.
Descrição: Este E-Book reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17659
ISBN: 978-989-98314-8-3
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-Book_ICIEAE_PIEF.pdf203,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.