Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17671
Título: Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "Energia - do Sol para a Terra"
Autor: Tavares, Pedro Tiago Franco Ferreira, 1978-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências
Investigação feita pelos alunos
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho tem por finalidade conhecer qual é a reação dos alunos do 10.º ano de escolaridade à realização de tarefas de investigação, durante a lecionação da subunidade “Energia – Do Sol para a Terra”. Concretizando, pretendeu-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos quando estão envolvidos em tarefas de investigação, as aprendizagens que realizam e a avaliação que fazem das tarefas. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa que permitisse conhecer e descrever as reações dos alunos, no seu ambiente natural, ao serem implementadas tarefas de investigação. Participaram no estudo vinte e sete alunos, de uma turma do 10.º ano de escolaridade, situada numa zona urbana da periferia da cidade de Lisboa. Os dados são recolhidos utilizando vários instrumentos, designadamente a observação naturalista, a entrevista em grupo focado e os documentos escritos. Realizou-se a análise de dados que deu origem a uma categorização dos dados recolhidos, representada em categorias e subcategorias, relativas a cada uma das questões orientadoras. Os resultados revelam que os alunos enfrentam dificuldades no desenvolvimento de competências do tipo conceptual, designadamente na pesquisa e síntese de informação, no planeamento de experiências e na interpretação de resultados obtidos. Mostraram, ainda, dificuldades na aquisição de competências do tipo social, atitudinal e axiológico, nomeadamente, ao nível da gestão do tempo e do trabalho em grupo. Contudo, com o decorrer das tarefas, estas vão sendo ultrapassadas, conduzindo ao desenvolvimento de competências Os alunos revelaram uma boa aceitação e gosto na sua realização, salientando-se a preferência pelas tarefas que incluem a realização de atividades laboratoriais, o role-play e a visualização de vídeos. Na verdade, estas tarefas criaram uma maior motivação e gosto na aprendizagem.
The main purpose of this work is to know of 10th grade pupils before perform inquiry tasks that promote scientific literacy during the lessons of subchapter “Energy – From the Sun to the Earth”. The aim is thus to identify the difficulties that were experienced by the pupils when involved with inquiry tasks, the learning carried and the evaluation they do about those tasks. A qualitative research was used in this study that allows to know and to describe the students’ reactions, on their natural environment, during the process of implementing inquiry tasks. The work was conducted in a 10th grade class, involving twenty-seven pupils. Data collection was done through the use of focus group interviews, written documents and naturalistic observation. It was held a content analysis that gave origin to a categorization of the data collected, represented in categories and subcategories relating to each one of the guiding questions. The results showed that the pupils felt difficulties when developing conceptual skills, namely in research and synthesis of information, in experimental planning and upon the interpretation of the results obtained. Furthermore, results showed, difficulties on acquisition of social criteria skills, attitudinal and axiological, particularly at the level of time management and group work. However, over the development of the tasks those are gradually overtaken, leading to the development. The results reveal that the pupils like and show a good acceptance on their fulfilment, stressing the preference for tasks including laboratory activities, role-play and watching videos. Indeed, those tasks create a bigger motivation and pleasure of learning.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17671
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047065_tm.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.