Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17686
Título: O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano
Autor: Cerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983-
Orientador: Ponte, João Pedro da, 1953-
Palavras-chave: Raciocínio
Matemática - Estudo e ensino
Dinâmica da sala de aula
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta investigação tem como objetivo o estudo do desenvolvimento do raciocínio relacional, através de relações de igualdade e desigualdade, em alunos do 3.º ano, seguindo uma abordagem de cunho exploratório. O quadro conceptual faz referência à early algebra, e às aprendizagens e conceções que os alunos desenvolvem relativamente às duas relações. Simultaneamente refere-se a forma como os alunos justificam as suas estratégias de resolução e como se inicia o seu processo de generalização. É importante que o desenvolvimento do raciocínio relacional tenha como base uma conceção correta das relações que se estabelecem na relação de igualdade e desigualdade, uma boa interpretação do sinal de igual e dos símbolos de maior e menor, tarefas estruturadas com expressões que promovam o uso de raciocínio relacional, momentos de discussão coletiva em que os alunos justificam as suas ideias e tentam generalizá-las partilhando-as com a turma. O estudo segue uma abordagem qualitativa e envolve uma observação participante. A recolha de dados é realizada numa turma de 3.º ano em que é analisada a sua aprendizagem. Esta recolha envolve as produções dos alunos e informações recolhidas através do diário de bordo. Os resultados mostram que os alunos melhoraram as suas conceções sobre as relações de igualdade e desigualdade, compreendendo as ligações que se estabelecem entre cada membro da expressão. As suas estratégias mostram o uso do raciocínio relacional não sentindo necessidade em recorrer a cálculos. Mostram algumas dificuldades em justificar as suas ideias sem recorrer a exemplos concretos. As generalizações criadas são desenvolvidas, na grande maioria, no momento de discussão coletiva e com alguma orientação do professor. A dinâmica de sala de aula também revela ser importante para o desenvolvimento do raciocínio relacional.
The research aims to develop the relational reasoning through relations of equality and inequality, in third grade students and following an exploratory approach.. The theorical framework makes reference to the early algebra, the learning and conceptions that the students develop relatively to the two relations.. Simultaneously it refers to the way students justify their resolution strategies and how the generalized process starts. Thus it is important that the development of the relational reasoning has as base a correct conception of the relations that are established in the relation of equality and inequality, as well as a good interpretation of the signal of equal and the symbols of greater and minor; structured tasks with expressions that promote the use of relational reasoning, moments of collective discussion in which students justify their ideas and try to generalize them by sharing them with the class. The study follows a qualitative approach and involves a participative observation. Data collection is carried out in a third grade class which examined their learning. This recall involves the productions of the students and information gathered through the logbook. The results show that students improved their conceptions of the relations of equality and inequality, including the links that are established between each member of the expression. Their strategies show the use of relational reasoning without feeling the need to use the calculations. The students show some difficulties in justifying their ideas without resorting to concrete examples. Generalizations are developed, in most cases, in collective discussion and with some guidance from the teacher. The dynamics of the classroom also revealed to be important for the development of relational reasoning.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17686
Designação: Mestrado em Educação
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