Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1769

Título: As novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino da história: um estudo de caso aplicado em Loures: 1950-1960
Autor: Costa, Mário Filipe Cardoso da
Orientador: Leal, Ernesto Castro, 1957-
Palavras-chave: Novas tecnologias de informação e comunicação
Ensino da história
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2009
Resumo: Este trabalho procura explorar as sinergias entre as potencialidades didácticas das ovas Tecnologias de Informação e Comunicação e um projecto de investigação em História. Em concreto apresentamos o nosso estudo estruturado em duas partes que se integram num conjunto complementar. A primeira é de cariz teórico; recorremos a bibliografia especializada e analisamos os mecanismos de interacção e utilização entre o audiovisual digital e o ensino, em diferentes contextos, e horizontes temporais. A segunda parte tem uma natureza empírica e exploratória, realizada a partir da análise às seguintes fontes: Legislação; Jornal regional Ecos de Loures, Processos de construção das primeiras Escolas Primárias oficiais de Loures; Livro escolar de José Maria Gomes; Entrevista à professora primária Idalina Caleiras. Este estudo realça a importância didáctica dos audiovisuais digitais na actualidade, e a dimensão do papel do professor primário na Vila de Loures, na década de cinquenta do século XX.
This work seeks to explore the potential synergies between the teaching of New of Information and Communication Technologies and a research project in history. In particular, our study consists of two facets that are part of a complementary set. The first is theoretical in nature; we turn to literature, and analyse the mechanisms of interaction and use of the digital broadcasting and education in different contexts, and time horizons. The second part is an empirical and exploratory study, conducted by analyzing the following sources: legislation, the regional publication Ecos de Loures, procedures for the creation of the first official Primary Schools in Loures; Schoolbook by José Maria Gomes; Interview with the school teacher Idalina Caleiras. This study emphasises the importance of teaching digital media at present, and the relevance of the role of the schoolteacher in the village of Loures, in the fifties of the twentieth century.
Descrição: Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579310
http://hdl.handle.net/10451/1769
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22300_ulfl073439_tm.pdf12,62 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
22301_ulfl073439_tm_anexos.pdf67,96 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia