Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17724
Título: The Relationship between Structural Dimensions of Personality and School Life in Adolescence
Outros títulos: A Relação entre Dimensões Estruturais da Personalidade e a Vida Escolar na Adolescência
Autor: Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa
Palavras-chave: Personality
Adolescence
School life
MMPI-A
PSY-5 dimensions
Data: 2014
Citação: Carvalho, R.G. & Novo, R. F. (2014). The relationship between personality structural dimensions and school life in adolescence. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology, 27(2), 368-376.
Resumo: In this cross-sectional study, we analyse the relationship between personality, which was operationalized in the PSY-5 dimensions of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A) and the way students live their lives at school, expressed through indicators of achievement, integration, and overall satisfaction. A total of 351 students, aged 14-18 years, participated in the study. The instruments were the Portuguese version of the MMPI-A and the School Life Questionnaire. Results show a pattern of signifi cant relationships between personality traits and school life, being Disconstraint and Introversion the personality dimensions that stood out mostly in the explanation of school life variables results. Results are analysed considering the importance of personality for the development of more or less adaptive pathways in adolescence.
Neste estudo transversal, analisamos a relação entre a personalidade, operacionalizada nas dimensões PSY-5 do Inventário Multifásico da Personalidade de Minnesota – Adolescente (MMPI-A), e o modo como os adolescentes vivenciam o seu percurso escolar, expresso em indicadores de desempenho, integração e de satisfação global. Participaram no estudo 351 estudantes com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar. Os resultados revelam um padrão de relações significativas personalidade-vida escolar, destacando-se as dimensões da personalidade Desinibição e Introversão na explicação da maioria dos resultados das variáveis escolares. Os resultados são analisados considerando a importância da personalidade para a definição de trajetórias de desenvolvimento mais ou menos adaptativas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17724
DOI: 10.1590/1678-7153.201427218
Versão do Editor: http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427218
Aparece nas colecções:FP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 Relationship Psicologia_Reflexão e Crítica.pdf145,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.