Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17734
Título: Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
Outros títulos: Personality and problem behavior: a comparative study with adolescents in school context
Autor: Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa
Palavras-chave: Personalidade
Ajustamento escolar
Externalização
MMPI-A
Data: 2014
Citação: Carvalho, Renato G., & Novo, Rosa F.. (2014). Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 64-70.
Resumo: Neste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da indisciplina, desrespeito e conflituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verificámos diferenças significativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.
In this cross-sectional study we analyzed the relationship between problem behaviors in school context, such as indiscipline, disrespect or conflictuality, and personality and psychopathology, which were operationalized in the PSY-5 dimensions of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory-Adolescent (MMPI-A). Participants were 351 students from 9th to 12th grades, aged from 14 to 18 years old, and distributed in three different groups, according to their report of problem behavior frequency. Instruments were the Portuguese experimental version of the MMPI-A and a questionnaire on several school dimensions, including problem behaviors. Multivariate statistical analysis of variance indicates significant differences between the groups in PSY-5 dimensions, in a pattern in which the group presenting the highest frequency of problem behaviors has higher results in the MMPI-A. Results are interpreted under a perspective that underlines the importance of personality in the comprehension of adaptation to school, as well as the relevance of psychological assessment techniques that make possible to detect, within normality contexts, students at risk of developing non-adaptive developmental pathways.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17734
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008
Versão do Editor: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008
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