Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17739
Título: Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
Autor: Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa
Palavras-chave: Personalidade
Autoavaliação como estudante
Ajustamento escolar
Adolescentes
Teste MMPI-A
Data: 2014
Editora: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
Citação: Carvalho, Renato G, & Novo, Rosa F. (2014). Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Avaliação Psicológica, 13(1), 87-93.
Resumo: Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.
In this paper, we analyze the relationship between personality and the way adolescents globally assess themselves as students. Participants were 351 adolescents, aged from 14 to 18 years old, and at various levels of schooling. For personality assessment, we used the Structural Summary of the Portuguese version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, and a questionnaire for students’ self-assessment, with four possible response categories, from Below Average to Very Good. Through a multinomial regression model we identified personality as a predictor of adolescents’ self-assessment as students, being noteworthy Immaturity and Global Maladjustment dimensions, which emphasizes the importance of self-regulation and impulse control characteristics, as well as of positive emotionality, for adolescents' self-assessment as students. Results are discussed considering the role of personality organization, not only for the patterns of observable behavior, but also in self-assessments and subjective perceptions of individuals.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17739
ISSN: 2175-3431
Versão do Editor: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n1/v13n1a11.pdf
Aparece nas colecções:FP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 Avaliação Psicológica IBAP.pdf154,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.