Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17743
Título: Envolvimento dos alunos na escola: análise em função dos direitos percebidos e ano de escolaridade
Outros títulos: Students' engagement in school: analyses according to perceived rights and grade level
Autor: Veiga, Feliciano
Burden, R.
Pavlovic, Z.
Moura, H.
Galvão, D.
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos na escola,
Direitos dos alunos
Ano de escolaridade
Adolescência
Data: 2014
Citação: Veiga, F. H., Burden, R., Pavlovic, Z., Moura, H., & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola: Análise em função dos direitos percebidos e ano de escolaridade / Students’ Engagement in School: Analyses according to perceived rights and grade level. In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahía, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1916-1928). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: Enquadramento conceptual: a valorização e a atualidade do construto “Envolvimento dos alunos na escola” (EAE) têm sido salientadas na literatura teórica, observando-se, no entanto, falta de estudos empíricos com instrumentos multidimensionais e validados. Objetivo: procurar respostas para o seguinte problema de investigação: como se distribuem os alunos pelos níveis de envolvimento e de direitos percebidos na escola, como se relacionam estas variáveis, e como é que tal relação é mediada pelo ano de escolaridade? Método: a amostra foi constituída por 685 estudantes das diferentes regiões do país, de ambos os sexos, repartidos pelo 6º, 7º, 9º e 10º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula através de um inquérito que incluiu itens da “Children’s Rights Scale” (Hart et al., 1996; Veiga, 2001) e o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional”, especificamente com as dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2013), com qualidades psicométricas elevadas. Resultados: As análises de variância dos resultados no envolvimento (anova two-way 2x2), em função do ano (6º e 7º versus 9º e 10º) e dos direitos percebidos (baixos e altos), permitiram encontrar um efeito principal, significativo, do ano na dimensão cognitiva, agenciativa e EAE total; o efeito dos direitos percebidos (DP) manifestou-se em todas as dimensões do EAE, com elevado nível de significância, destacando um superior envolvimento nos alunos com direitos altos; os efeitos significativos da interação das variáveis ano e DP surgiram nas dimensões cognitiva, agenciativa e EAE total. Na dimensão cognitiva, como nas restantes, a interação ficou a dever-se à diminuição do envolvimento do 6º/7º para os 9º/10º anos, no grupo de alunos com direitos altos, ao passo que se manteve estável no grupo com direitos baixos. Conclusões: Os resultados, confrontados com a falta de estudos sobre estes conceitos, são enquadrados na perspetiva cognitivo-social do desenvolvimento na adolescência, relevando a importância da promoção dos direitos dos alunos na escola.
Descrição: O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) foi organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 – Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17743
ISBN: 978-989-98314-7-6
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_Atas_ICIEAE_direitos percebidos e ano de escolaridade.pdf212,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.