Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17747
Título: A construção de conhecimento, através do desenvolvimento de um site de Economia, numa turma do 10º ano de Economia A
Autor: Silva, Catarina Canas Moura e, 1973-
Orientador: Curado, Ana Paula, 1952-
Palavras-chave: Constructivismo
Tecnologias da informação e da comunicação
Recursos electrónicos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A recolha de informação, a construção de conhecimento, a análise da realidade social sob a perspetiva económica e o esquema conceptual próprio da economia, enquanto ciência social e humana, constituem alguns dos temas abordados neste relatório. Os conteúdos programáticos lecionados, encadeados numa sucessão didática, serão sempre percecionados pelos alunos em articulação com a realidade? Quando os discentes recolhem a informação, livremente, haverá construção de conhecimento? A orientação dos alunos na recolha de informação, com o intuito de integrar os conteúdos numa realidade que afinal não é assim tão distante, poderá ser uma parte da lecionação. Nesta prática letiva procurou aliar-se a motivação para explorar a informação acima referida às Novas Tecnologias, como veículo de implementação desta investigação. Foi nesta perspetiva que se desenvolveu este estudo, apelando aos alunos que realizassem pesquisas livres de recursos eletrónicos e direcionando-as para os conteúdos programáticos, tendo em vista a serendipidade inerente à busca, mas também o posicionamento do aluno enquanto consumidor e produtor de informação “Prosumidor” como lhe chamou Toffler na década de 1980. Partindo de teorias pedagógicas construtivistas, procurou-se desenvolver uma investigação baseada em metodologias ativas, através de um estudo caso, como parte integrante de uma pesquisa qualitativa. Recorreu-se às técnicas de inquérito por questionário e por entrevista, à observação direta e indireta. Este estudo recaiu numa turma de 10º ano, do curso científico-humanistico, da área socioeconómica, no âmbito da disciplina de Economia A e esteve subordinado à unidade didática Preços e Mercados, na Escola Secundária Camões. Outro objetivo desta análise prendeu-se com a tentativa de dar mais um contributo ao novo paradigma didático que emerge da utilização das Novas Tecnologias no ensino-aprendizagem.
The research of information, the knowledge construction, the analysis of social reality, under an economic point of view, and the conceptual scheme of economics, as a social and human science, are part of the different themes referred to in this report. Is the teaching of the programmatic contents, linked in a didatic succession, always understood by the students in conjunction with reality? Is it possible that the students are capable of building their knowledge when they search it on their own? The guidance of students when they are searching for information trying to insert contents in the reality, that after all is not so distant, can be a part of teaching. It is in this perspective that this study is developed, appealing to the unrestricted search for information of the students and leading them to the programmatic contents, considering their faculty of inherent serendipity to search but also their position as a consumer and a producer of information or, as Toffler called it in the 1980's, a Prosumer. Starting with the pedagogic constructive theory, this study has the goal to develop an investigation based on active methodologies through a case study, as part of a qualitative investigation. To obtain the proper results, technical investigation into questions for interviews, polls and questionnaires were used as well as direct and indirect observation. This study is related to a 10th year Economy A level class, in the scientific and humanistic course, of the socio-economic area, at the Camões Secondary School and focused on the didactic unit of Prices and Markets. Another objective of this analysis was an attempt to give just one more contribution to the understanding of the new didactic paradigm that is emerging, related to the use of the New Technologies in the teaching-learning process.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17747
Designação: Mestrado em Ensino
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