Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17763
Título: A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da área metropolitana de lisboa
Autor: Seabra, Teresa
Vieira, Maria Manuel
Baptista, Inês
Castro, Leonor
Data: 2014
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citação: Seabra, T., Vieira, M. M., Baptista, I., Castro, L. (2014). A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da área metropolitana de lisboa. In Melo, B. P., Diogo, A. M., Ferreira, M., Lopes, J. T., Gomes, E. E. (Eds.), Entre crise e euforia: Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal (pp. 947-974). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Resumo: Desde os anos sessenta do século passado, se tem procurado identificar o que pode potenciar a eficácia de uma escola e diagnosticar os efeitos que os professores podem ter no processo de aprendizagem dos seus alunos. Tem sido possível identificar um conjunto de variáveis que revelam ter um efeito positivo sobre o desempenho escolar dos alunos mas, como salienta Thrupp (1999), “a classe social tem estado ausente do foco das pesquisas sobre eficácia e melhoria das escolas” (p. 5-6), resultando numa falta de contextualização e, consequentemente, num falso sentimento de que estes fatores de desigualdade estrutural podem ser simplesmente anulados.
URI: http://hdl.handle.net/10451/17763
ISBN: 978-989-8648-40-2
Versão do Editor: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim
Aparece nas colecções:ICS - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_MMVieira_Diferenca_CLN.pdf607,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.