Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17764
Título: O filme como recurso didático na aula de espanhol como língua estrangeira
Autor: Rafael, Teresa Maria de Oliveira, 1980-
Orientador: Rovira, José, 1949-
Palavras-chave: Audiovisual
Modos de comunicação
Abordagem comunicativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A nossa sociedade potencia continuamente novos modos de comunicação, em que imagens e som têm um papel destacado, em interação com o elemento verbal. Num processo gradual, o simples telefonema deu lugar à videochamada, as mensagens escritas deram lugar às mensagens multimédia, e o meio audiovisual instalou-se, transformando os códigos da nossa linguagem com conceitos de multiplicidade, velocidade e simultaneidade de informação, convertendo, assim, a nossa forma de comunicar atualmente. Levar esta combinação de meios e linguagens (audiovisual e escrita) ao contexto de sala de aula e, assim, integrar o mundo externo à aula, na prática docente, constitui um desafio aliciante, motivador e de grande valor para aprendentes de procedências diversas. Entre os meios audiovisuais, o cinema é portador de uma vantagem particular que lhe pertence por tradição – a capacidade de narrar histórias, o que leva os espectadores a envolver-se e a implicar-se afetiva e intelectualmente numa viagem narrada por imagens e sons, que é realizada a nível individual. Por isso, questionámos quão mais frutífera seria se essa viagem individual se convertesse numa partilha de ideias, e que um momento, por excelência, de receção pudesse desencadear todo um ambiente de produção – potenciando a comunicação na sua plenitude. Com esse intuito, e com base nos princípios metodológicos subjacentes à abordagem comunicativa, nasceu a experiência Al Otro Lado de la Pantalla, que teve como eixo principal a exploração didática de filmes sob o ensino por tarefas, a fim de propiciar aos alunos uma experiência da língua estrangeira in loco, com nativos, num ambiente cultural alvo, e de incentivá-los a penetrarem nesse ambiente, não como voyeurs, mas como falantes que interagem com o que observam, que ativam e promovem as suas competências gerais e comunicativas, e que detêm um papel preponderante na comunicação.
Nuestra sociedad potencia continuadamente nuevas formas de comunicación, en las que las imágenes y el sonido son puestos de manifiesto en interacción con el elemento verbal. En un proceso gradual, la llamada telefónica más sencilla dio lugar a la vídeollamada, los mensajes escritos dieron lugar a los mensajes multimedia y el medio audiovisual se ha impuesto, cambiando los códigos de nuestro lenguaje a través de la multiplicidad, velocidad y simultaneidad de información, convirtiendo, de este modo, nuestra forma de comunicar actualmente. Llevar esta combinación de medios y lenguajes al aula y, así, integrar el mundo externo al aula en la práctica docente, constituye un reto cautivante, motivador y de gran valor para aprendientes de procedencias diversas. De entre los medios audiovisuales, el cine es portador de una ventaja particular que le pertenece por tradición – la capacidad de narrar historias, lo que lleva a que los espectadores se involucren afectiva e intelectualmente en un viaje narrado por imágenes y sonidos, que es realizado a nivel individual. Por eso, hemos cuestionado cuán más fructífero sería ese viaje si se convirtiese en un intercambio de ideas, y si un momento, por excelencia, de recepción pudiese desencadenar todo una atmósfera de producción – potenciando la comunicación en su plenitud. Con ese intuito, y con base en los principios metodológicos subyacentes al enfoque comunicativo, nació la experiencia Al Otro Lado de la Pantalla, que tuvo como eje central la explotación didáctica de películas bajo la enseñanza basada en tareas, a fin de propiciar a los alumnos una experiencia de la lengua extranjera in loco, con nativos, en el ambiente cultural de la lengua objeto, y de incentivarlos a adentrarse en ese ambiente, no como voyeurs sino como participantes que interaccionan con lo que observan, que activan y promueven sus competencias generales y comunicativas, y asumen un papel preponderante en la comunicación.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17764
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047075_tm.pdf12,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.