Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17811
Título: O tempo das reformas : o papel da companhia de Jesus no enfrentamento com ideais protestantes na Europa do Sul : uma proposta pedagógica
Autor: Silva, José Manuel Goes Ferreira da, 1956-
Orientador: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Palavras-chave: História da Europa
História - Estudo e ensino
Idade Média - Europa
Companhia de Jesus
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente trabalho constitui-se como a proposta didática e pedagógica, do candidato, à unidade didática Renascimento e Reforma, inserida no tema Expansão e Mudança nos Séculos XV e XVI, do currículo do 8º ano do Ensino Básico, experiência, simultaneamente científica, formadora e de algum modo inovadora, que realizámos com os alunos da turma D do referido ano, na Escola Básica do Alto dos Moinhos, na Terrugem. Nos finais do século XIV, assistimos a uma Europa em transição da Idade Média para a Época Moderna. Recuperada finalmente das fomes, peste e guerras que tinham marcado todo o século XIV, a Europa está em crescimento demográfico, em desenvolvimento da agricultura e do artesanato, em renascimento da atividade comercial. Em muito fruto das viagens realizadas por portugueses e espanhoís, desencadeada pelo encontro com novos povos, novas culturas, outros hábitos e valores, a visão do mundo alarga-se. A consequente mundialização da economia e o desenvolvimento de uma burguesia comercial e citadina forte, em detrimento de uma nobreza, maioritariamente rural, em perda de rendimentos, poder e influência, vão contribuir decisivamente para o nascimento de uma nova forma de olhar o homem e o mundo, assente em novos conhecimentos, novos valores, novas atitudes e novas formas de pensar. Um movimento de renovação cultural que se chamou Renascimento. É, assim, um movimento cultural inspirado na cultura clássica e centrado no Homem e nas suas realizações, que vai revolucionar a visão do mundo medieval e provocar uma nova conceção da realidade. Consequentemente, o novo enfoque, desencadeia uma autêntica revolução de mentalidades que se manifesta no desenvolvimento filosófico, científico, cultural e artístico a que assistimos na época. Fruto da nova visão do mundo e da realidade, os novos conceitos vão entrar em choque com o quadro de valores medievais que já não respondem às aspirações do Homem moderno. Uma das áreas em que esse choque é mais visível e mais dramático é a religião, setor de importância dominante na sociedade da época em que, uma Igreja Católica, em crise de valores e de comportamentos dos seus representantes, desde os finais da Idade Média, entra em rutura corporizada na revolta de Martinho Lutero, e que origina os movimentos protestantes, Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo, com expressão significativa por toda a Europa Central e do Norte. A reação da Igreja Católica corporiza-se na renovação interna e no Concílio de Trento (1545-1563), onde são desencadeadas ações de combate aos movimentos protestantes, expressas na formação da Companhia de Jesus, para conversão de hereges e pagãos, na reorganização do Tribunal do Santo Ofício, criado em 1231 para combate às heresias e transformado agora numa importante força persecutória e repressiva, e na publicação do Index, lista de obras de leitura proibida sob pena de excomunhão. Fundada numa época de transição entre duas realidades díspares, a Companhia de Jesus viu-se, assim, enquadrada no desenvolvimento de um novo sistema económico capitalista e no crescente fortalecimento do poder civil. O papel que desempenhou na reação da Igreja, quer restabelecendo, juntamente com outras ordens religiosas, a pureza dos cristãos primitivos, quer fundamentalmente, desenvolvendo o estudo e o conhecimento como formas de combater a heresia e a credulidade fruto da ignorância, contributo que está na origem do atual sistema de ensino ocidental, foi, na nossa ótica, talvez o maior entrave à disseminação das ideias reformistas na Europa do Sul. Pretendemos demonstrar que a lecionação de unidades didáticas com temas de grande impato, recorrendo a suportes audiovisuais modernos e a um permanente diálogo e contextualização dos assuntos tornando-os estimulantes e adequados, poderá conduzir a níveis de consecução superiores sem que tal obrigue a um esforço acrescido por parte dos alunos. Defendemos que a interdisciplinaridade tem um contributo decisivo, nomeadamente em História, para o reforço das aprendizagens dos alunos, tornando-se significativa e, como tal, duradoura.
The dissertation presents the candidate´s didactic and pedagogical proposal for the Renaissance and Reformation didactic unit, integrated the theme Expansion and Change in the 15th and 16th centuries, of the Year 8 curriculum. It is simultaneously a scientific, formative and somehow innovative experiment, which was conducted with the students in the class D of the above year, at the Escola Básica do Alto dos Moinhos, Terrugem. In the late 14th century, there was a transition from the Middle Ages to the Modern Period in Europe. Finally recovered from the famines, pestilence and wars that had marked all of the 14th century, Europe begins to experience a period of population growth, development of agriculture and crafts, and the revival of commercial activity. As a consequence of the many trips made by the Portuguese and the Spanish, which enable encounters with new people, new cultures, other habits and values, European world-views widen. The consequent economic globalization and the development of a strong commercial and cosmopolitan bourgeoisie at the expense of predominantly rural nobility experiencing a loss of income, power and influence, will decisively contribute to the birth of a new way of looking at Man and the world, based on new knowledge, new values, new attitudes and new ways of thinking. This was a cultural movement of renewal called the Renaissance. It is a cultural movement inspired by classical culture and focused on Man and His achievements, which will revolutionize the vision of the medieval world and provoke a new conception of reality. Consequently, the new approach triggers an authentic revolution in mentalities, as evidenced by the philosophical, scientific, cultural and artistic developments witnessed at the time. Resulting from this new vision of the world and reality, the new concepts will clash with the framework of medieval values that are no longer fit for the aspirations of modern Man. One of the areas where this clash is most visible and dramatic is religion, a sector of great importance in the society of the time, Where a Catholic church, in crisis of values and behavior of their representatives, from the late Middle Ages, shaken by the Lutheran revolt,creating the Protestant movements, Lutheranism, Calvinism and Anglicanism, with significant expression throughout Central and Northern Europe. The Catholic Church reacts by developing actions of internal renewal, and hosting the Council of Trento´s (1545-1563) which launches actions to combat the Protestant movement, including the creation of the Society of Jesus, for the conversion of heretics and pagans, the reorganization of the Holy Office´s Court (which had been created in 1231 to combat heresy and was then transformed into an important persecutory and repressive force), and the publication of the Index, a list of banned texts, whose reading was punished with excommunication. Founded in a time of transition between two different realities, the Society of Jesus found itself framed in the development of a new capitalist economic system and the growing strength of the civil power. The role it played in the Catholic Church´s reaction, either restoring, along with other religious orders, the purity of the primitive Christians, or developing study and knowledge as ways to combat heresy and ignorant credulity helped pave the way for system of Western education, and offered, we would argue, the greatest obstacle to the spread of reformist ideas in Southern Europe. This dissertation aim to demonstrate that the teaching of didactics units on issues of great impact, using modern audiovisual media and an ongoing dialogue and contextualization of the issues to render them more challenging and engaging, may lead to higher levels of achievement without requiring a greater effort from the students. We argue that interdisciplinary has an important contribution to make, particularly in History, for the enhancement of student learning, becoming significant and, as such, lasting.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17811
Designação: Mestrado em Ensino
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