Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17819
Título: Projecto de formação contínua de professores de educação visual em regime b-learning
Autor: Azevedo, Joaquim José Furtado Marreiros de, 1969-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação visual
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Com este projeto, pretendeu-se apresentar a fundamentação teórica a utilizar num contexto de formação contínua de professores de Educação Visual recorrendo à integração adequada e funcional das Tecnologias de Informação e Comunicação; propôs-se analisar a realidade do ensino da Educação Visual face às novas tecnologias, dinâmicas e contextos de utilização. Na componente teórica, abordámos a relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Visual, procurando perceber, por um lado, se a utilização das TIC proporciona e mobiliza novas competências no ensino de Educação Visual e, por outro lado, se as mesmas são uma componente eficaz a valorizar na Educação Visual sob a forma de auxílio do processo de ensino e aprendizagem, produzindo materiais / recursos suscetíveis de serem utilizados. A formação contínua permite elevar o nível de conhecimentos, a apetência e o interesse sobre as aplicações das TIC nas aprendizagens dos alunos em contexto escolar. A metodologia adotada neste projeto enquadra-se na característica do paradigma qualitativo, onde o principal instrumento de recolha de dados foi uma entrevista dirigida aos professores dos 2º e 3º ciclos de Educação Visual. Os resultados deste projeto apontaram para a importância da formação contínua, associada aos novos desafios colocados pelas mudanças curriculares com que as escolas têm sido confrontadas, conduzindo a uma mudança na perceção do papel do professor de Educação Visual e da escola enquanto instituição de oportunidades e de futuro. Foi visível uma evolução nas conceções e práticas ao nível da formação contínua, afastando-se, assim, uma perspetiva burocrática, tecnicista e instrumental que associa a formação contínua à obtenção de créditos e à progressão na carreira. Os resultados indiciaram a necessidade de garantir que todos os professores de Educação Visual tenham oportunidades de participar num conjunto diversificado de atividades de modo a melhorarem os seus conhecimentos e as suas aptidões, tendo por base as suas necessidades pessoais e profissionais.
The purpose of this project is to present the theoretical basis to in an environment of continuous teacher training using Visual Education to adequate and functional integration of Information and Communication Technologies; and to analyze the reality of teaching Visual Education towards the new technologies, dynamics and contexts of using. In the theoretical part, it is on the relation between Information and Communication Technologies and Visual Education, trying to realize, on the one hand, if the use of ICT provides and mobilizes new skills in teaching Visual Education, on the other hand, if the same Technologies are an effective component to value in Visual Education in order to hoip the teaching and learning process, producing materials / resources susceptible of being used. The training can raise the level of knowledge, passion and interest on the applications of ICT in student learning in a school context. The methodology adopted in this project fits the characteristic of qualitative paradigm, where the main instrument for data collection was an interview addressed to teachers of 2nd and 3rd cycles of Visual Education. The results of this project pointed to the importance of a continuing training education, associated with the new challenges posed by curriculum changes that schools have been confronted, this leading to a change in the perception of the role of the teacher of Visual Education and the school as an institution of opportunities and future. It was a real progress in conceptions and practices in terms of continuous training, thus moving away from a bureaucratic, technical and instrumental perspective that links training to obtain some credits and to a professional career development. The results showed the need to ensure that all teachers of visual education should have the opportunity to participate in diversified activities so as to improve their knowledge and their skills, based on their personal and professional needs.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17819
Designação: Mestrado em Educação
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