Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17823
Título: Contrastes de desenvolvimento : uma experiência de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao 9º ano de escolaridade
Autor: Morais, Susana Melo, 1977-
Orientador: Cachinho, Herculano A. P., 1960-
Palavras-chave: Geografia
Aprendizagem baseada em problemas
Crescimento económico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório decorre de uma experiência pedagógica em Geografia, 9º ano, aplicada ao tema Contrastes de Desenvolvimento: países desenvolvidos vs. países em desenvolvimento, tema este que decorre em torno da dicotomia crescimento e desenvolvimento. Esta experiência consistiu na aplicação da metodologia APB (Aprendizagem Baseada em Problemas) a uma turma de 9º ano da Escola Básica Eugénio dos Santos. Quisemos contribuir para reforçar a ideia de que a aplicação de metodologias menos usuais no contexto português pode garantir bons resultados, motivar os alunos através de uma aproximação a um contexto real e pela introdução de exemplos da atualidade, e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes a construção do seu próprio conhecimento. A ABP é uma metodologia de aprendizagem ativa, que envolve os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo-se através do trabalho em grupo e da realização de atividades individuais. Partindo de um problema apresentado aos alunos, propõe-se um percurso que permitirá desenvolver as temáticas da unidade didática. Tanto o problema proposto, como o próprio percurso, são o resultado da análise de um levantamento de ideias prévias, o que resulta numa aprendizagem significativa dos temas propostos. No decorrer da unidade didática distinguem-se os conceitos de crescimento e desenvolvimento com recurso a vários indicadores, simples e compostos, quantitativos e qualitativos. De forma a garantir uma aprendizagem mais profunda, propôs-se o estabelecimento de relações entre os vários indicadores e entre estes e as condições físicas e humanas de cada país. Para o nosso projeto didático, optámos por, ainda com base nas preocupações demonstradas pelos alunos no levantamento de ideias prévias, criar três grupos de países consoante o seu nível de desenvolvimento e, através desta distinção, desenvolvemos as nossas atividades que contribuíram para a construção do trabalho final: a redação de uma declaração para uma cimeira sobre a pobreza.
This report is the result of a learning experience in Geography, 9th grade, applied to the theme contrasts in Development: developed countries vs. developing countries, a topic that arises around the dichotomy economic growth and development. This learning experience consisted in applying the methodology PBL (Problem Based Learning) to a class of the 9th year of Primary School Eugenio dos Santos. We wanted to contribute to foster the idea that the use of less common teaching methodologies in the Portuguese context can ensure good results, motivate students through an approximation to a real context and by introducing examples from nowadays, and at the same time provide them the construction of their own knowledge. The PBL is a methodology of active learning that engages students in the process of teaching and learning, developing through group work and achievement of individual activities. Starting from a scenario presented to the students, we propose a route that will develop the themes of the unit. Both the proposed scenario, like the route itself are the result of the analysis of a survey of previous knowledge, which resulted in significant learning of the proposed topics. During the learning experience we distinguished the concepts of economic growth and development using various indicators, simple and composed, quantitative and qualitative. To ensure a deeper learning, we also proposed the establishment of relations between the various indicators and between them and the physical and human conditions of each country. For our educational project, we have also based it on concerns raised by the students in the survey of previous ideas, forming three groups of countries according to their level of development and, through this distinction, we developed our activities that contributed to the construction of the final work: a statement for a summit on poverty.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17823
Designação: Mestrado em Ensino
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