Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17830
Título: Entre a gramática e a escrita : a descrição e as orações relativas com antecedente
Autor: Costa, Maria João da Cunha Gonçalves da, 1972-
Orientador: Santos, Ana Lúcia, 1972-
Palavras-chave: Escrita - Estudo e ensino
Gramática - Estudo e ensino
Retrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório descreve o trabalho realizado nos seminários de Introdução à Prática Profissional III e IV – Português, do Mestrado em Ensino de Português- Espanhol da Universidade de Lisboa, cuja componente prática foi desenvolvida na Escola Secundária Mães d’ Água, na Amadora. Num primeiro momento, de observação, foram identificadas as características da turma e observadas as formas de interação entre os alunos e a professora titular da disciplina de Português. Esta identificação foi crucial para o momento seguinte, que consistiu numa reflexão acerca do modo como os objetivos da disciplina estavam a ser atingidos pela turma, e acerca das melhores estratégias a utilizar para o desenvolvimento das competências nucleares correspondentes ao nível de ensino em que os alunos se encontravam. Neste trabalho, deu-se particular relevância à relação entre o conhecimento gramatical e a escrita. Embora, aparentemente, não sejam interdependentes, na prática tudo o que se sabe acerca do sistema linguístico de uma língua se reflete na sua produção escrita. Efetivamente, tudo depende da forma como se estabelece essa relação. Cabe ao professor explicitar a relação entre as duas componentes, mostrando como a reflexão sobre as estruturas da língua serve a escrita. Os modelos de «oficina gramatical» de Duarte (1992) e de «estaleiro de escrita» de Jolibert (1998) e Jolibert & Sraiki (2006) serviram os propósitos estabelecidos anteriormente: a promoção da aprendizagem pela descoberta e a relação entre a gramática e a escrita. O nível de competências dos alunos foi aferido através de um pré-teste e de um pós-teste. O trabalho de intervenção foi integrado na sequência didática Registos Autobiográficos, prevista no programa e nas planificações da disciplina. Esse trabalho incidiu sobre a escrita de autorretrato e a produção de orações relativas. Os autorretratos fizeram parte de um projeto de escrita de um Livro da Turma, para o qual cada aluno contribuiu com um texto.
Este informe describe el trabajo realizado en los seminarios de “Introdução à Prática Profissional III e IV – Português”, del Master en “Ensino de Português- Espanhol” de la Universidad de Lisboa, y cuya componente práctica se desarrolló en la Escola Secundária Mães d’Água, Amadora. En un primer momento de observación fueron identificadas las características de la clase y observadas las formas de interacción entre los alumnos y la profesora titular de Portugués. Esta identificación fue crucial para el momento siguiente, que consistió en una reflexión sobre el modo como los objetivos para la clase de Portugués estaban siendo alcanzados por los alumnos y sobre las mejores estrategias para el desarrollo de sus competencias nucleares, correspondientes al nivel de enseñanza en que se encontraban. En este trabajo se ha dado particular relevancia a la relación existente entre el conocimiento gramatical y la escritura. Aunque, aparentemente, no sean interdependientes, en la práctica todo lo que se sabe sobre el sistema lingüístico de una lengua se refleja en su producción escrita. Efectivamente, todo depende de la forma como se establece esa relación. Cabe al profesor explicitar la relación entre las dos componentes, haciendo ver como la reflexión sobre las estructuras de la lengua sirve la escrita. Los modelos de «taller gramatical» de Duarte (1992) y de «astillero de escrita» de Jolibert (1998) y Jolibert & Sraiki (2006) sirvierón los propósitos establecidos anteriormente: la promoción del aprendizaje a través del descubrimiento y la relación entre la gramática y la escritura. El nivel de competencias de los alumnos fue evaluado a través de un preexamen y un pos-examen. El trabajo de intervención fue integrado en la sequencia didatica Registos Autobiográficos, prevista en el programa y en las planificaciones de la clase. El trabajo incidió sobre la escrita de autorretratos y la producción de oraciones relativas. Los autorretratos fueron utilizados como elementos de un proyecto de escrita llamado Libro de Clase, para el que cada alumno contribuyo con un texto.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português-Espanhol, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17830
Designação: Mestrado em Ensino
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