Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17837
Título: Serão os dados normativos do Rorschach apresentados por Exner válidos para a população europeia? Ensaio com uma amostra portuguesa
Autor: Silva, Danilo
Novo, Rosa
Prazeres, Nina
Palavras-chave: Rorschach
Data: 1991
Editora: Sociedade Portuguesa de Psicologia
Citação: Silva, D. R., Novo, R. e Prazeres, N. (1991). Serão os dados normativos do Rorschach apresentados por Exner válidos para a população europeia? Ensaio com uma amostra portuguesa. Revista Portuguesa de Psicologia, 27, 13-27.
Resumo: A partir da análise de 100 protocolos de Rorschach de sujeitos de ambos os sexos, com nível educacional superior, os autores interrogam-se sobre a adequação da aplicação à população europeia das normas do Rorschach, tais como foram estabelecidas por Exner para a população norte-americana. Os resultados encontrados indicam que uma adopção pura e simples de tais normas corre sérios riscos de interpretações erróneas. A pesquisa tendo em vista a definição de dados normativos nos países europeus e na Europa constitui um imperativo que se nos impõe.
This paper studies the adequacy for the europeans of the Rorschach norms established by Exner for the USA population. The authors analyse a hundred Rorschach protocols of subjects of both sexes and university educational level. Results show that a strainghtforward use of such norms can lead to a serious risk of misinterpretation. Thus it compels the study of norms for several european countries and possibly for the Europe as a whole.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/17837
ISSN: 2183-3699
Versão do Editor: https://docs.google.com/file/d/0B0LP1bS3g1daSHI5bkZtSzdFcVk/edit
Aparece nas colecções:FPCE - UOP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPP Nº27 (1991) Silva, Novo e Prazeres (pg.13-27).pdf3,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.