Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17854
Título: A arte da moldura em Portugal durante a Idade Moderna: séculos XVI-XVIII
Autor: Machado, Ana Raquel dos Santos
Orientador: Serrão, Vítor
Moncada, Miguel Cabral de
Palavras-chave: Molduras - Portugal - séc.16-18
Pintura - Portugal - séc.16-18
Artes decorativas - Portugal - séc.16-18
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A presente dissertação de Mestrado tem como principal objecto de estudo a arte da moldura em Portugal. A cronologia remonta à Idade Moderna portuguesa, relacionando dois domínios de investigação, histórica e artística, cujos objectivos principais consistem na identificação de diferentes tipologias de moldura, assim como na caracterização de elementos decorativos desta arte. A moldura existe desde que as obras de arte existem. A necessidade de limitar espaços, criando leituras de transição, assim como a protecção são as suas primordiais funções. Assim, sendo trocadas, desmontadas, reaproveitadas, as molduras sofreram deslocamentos, desapropriações e novas utilizações. Trata-se de um tema pouco estudado, negligenciado pela historiografia de arte portuguesa. Por isso, conscienciosos da amplitude do tema, propomo-nos não mapear todas as existências, mas sim a analisar estudos de caso, concretamente a produção em madeira. Em suma, pretende-se obter uma “visão de conjunto” do que foi a produção da arte da moldura entre século XVI e o século XVIII. Nesta medida, o trabalho está dividido em cinco partes. O primeiro capítulo diz respeito ao levantamento histórico da moldura propriamente dita, desde as suas origens até à sua autonomização. O segundo capítulo, dedicado aos materiais e ao ofício, aborda a moldura na sua componente de material físico. O terceiro capítulo explora a questão da relação das molduras com as obras que enquadram. O penúltimo capítulo caracteriza as tipologias de molduras destacadas para o período estudado. O quinto e último capítulo finaliza com a apresentação de elementos decorativos presentes nas molduras.
Abstract: This dissertation Master's degree has as main object of study de art of the picture frame, in Portugal. The chronology dates back to the Portuguese Modern age, connecting two researching areas: the historical and the artistically area, which main aims are based on the identification of the different types of frame, as well as in decorative elements of this art characterization. The frame has been around since the works of art exists. The needs of limiting spaces creating transition readings, as well as the protection are its primary functions. Therefore because of exchanges, removes, reuses, the frames suffered displacement and dispossession and new uses. This is an understudied and neglected topic by the Portuguese art historiography. Therefore, conscientious by the breadth of the subject, we propose not to map all stocks, but to analyze study- cases, specifically the production in wood. In short, is wanted an "overview" of what was the art of the frame production between the sixteenth century and the eighteenth century. To this extent, the work is divided into five chapters. The first will concern to the historical survey of the frame itself, since its origins to its autonomy. The second chapter is devoted to materials and to the craft itself and it approaches the frame as a physical material. The third chapter explores the question of the relation between the frames and the masterpiece that is framed. The penultimate chapter characterizes the typology in frames highlighted for the art period that has been studied. The fifth and last chapter ends this work with a sample from decorative elements that exist in frames.
URI: http://hdl.handle.net/10451/17854
Designação: Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ULFL179605.pdf11,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.