Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17857
Título: Aprendizagem por problemas no contexto do ensino profissional : um contributo para o ensino das ciências
Autor: Serras, Marlene Rodrigues, 1978-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Ensino profissional - Portugal
Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem - problemas
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A educação em ciência no Ensino Profissional é um tema que, apesar da sua relevância, não tem sido estudado com a profundidade e frequência que seria de esperar. A expansão recente do ensino profissional, das escolas profissionais para as escolas secundárias regulares do ensino público, levanta novas questões quanto às metodologias de ensino mais adequadas aos alunos a que se dirige com expectativas de integrar o mercado de trabalho logo após a conclusão do ensino obrigatório. A Aprendizagem por Problemas (APP) é uma abordagem, entre as metodologias de ensino centradas no aluno, que tem demonstrado potencialidades no estreitamento entre a teoria e prática, no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, comunicação, autonomia e colaboração, entre outras particularmente adequadas ao ensino profissional. O presente estudo, de natureza interpretativa e qualitativa, organizou-se a partir do seguinte problema: “Qual o impacte da realização de atividades com orientação APP no desempenho a biologia de alunos do 11º ano de um curso profissional?” Incidiu numa turma de Biologia constituída por 18 alunos do 11º ano de um curso profissional em tecnologias da saúde. Foram elaboradas duas atividades de acordo com a APP e concretizadas durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2013/14. A recolha de dados iniciou-se com a caracterização e diagnóstico da turma com base nos dados de um questionário ministrado antes da realização das atividades APP e da reflexão da investigadora que era simultaneamente professora da turma. Durante a realização de cada uma das atividades ministrou-se aos alunos um questionário sobre envolvimento; realizou-se observação participante; e analisaram-se documentos, neste caso os testes de avaliação de conhecimentos, os relatórios e outros materiais produzidos pelos alunos de forma a obter resultados sobre: o envolvimento dos alunos nas aulas de biologia aquando da realização de atividades APP, o seu aproveitamento e as vantagens e dificuldades sobre a APP por eles enunciadas. Os resultados permitiram confirmar que o recurso à APP gerou emoções muito positivas nos alunos, tendo tido um efeito menos notório no envolvimento dos alunos, nas dimensões comportamental, cognitiva e agenciativa. O aproveitamento dos alunos manteve-se em valores semelhantes aos obtidos anteriormente. No entanto, as várias fases da APP proporcionaram experiências que poderão relacionar-se com claras vantagens desta metodologia no desempenho dos alunos que participaram no estudo.
Science teaching in vocational education is a topic that, despite its importance, has not been studied with the depth and frequency one would expect. The recent expansion of vocational education from vocational schools to regular state secondary schools raises new questions about the teaching methods most appropriate to the expectations of students who aim to integrate the labour market shortly after the completion of compulsory education. Problem-Based Learning (PBL) is a student-centred methodology that has shown potential in narrowing the gap between theory and practice and in developing problem solving, communication, autonomy and collaboration skills that are particularly relevant in vocational education. The purpose of the study was to clarify the impact of PBL activities on the performance of 11th grade biology students enrolled in a vocational program on health technologies in a secondary school. An interpretative and qualitative methodology was followed in a biology class with 18 students. Two PBL activities were developed and implemented during the second and third periods of the academic year 2013/14. Data collection began with the characterization and diagnosis of the class based on data from a questionnaire administered before the completion of PBL activities and the researcher’s reflections. The researcher was also the biology teacher of the class in study. During each PBL activity students answered to a questionnaire about involvement; the researcher conducted participant observation and analysed documents produced by the students (e.g. reports, evaluation tests). Results provided indications about the positive impact of PBL on the emotional involvement of students, but a less noticeable effect on the behavioural, cognitive and agency dimensions of involvement. However, participant observation and students’ feedback about PBL showed new ways of students’ participation that could relate to clear advantages of this methodology in the performance of the students who participated in the study.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17857
Designação: Mestrado em Educação
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