Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17866
Título: Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
Autor: Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Investigação literária
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer como é que o uso de tarefas de investigação sobre a temática materiais, que recorrem a uma história juvenil, promovem o desenvolvimento das competências dos alunos. Para isso, identificaram-se as dificuldades que os alunos sentiram, as estratégias que criaram para ultrapassar essas dificuldades, e a avaliação que fizeram das tarefas de investigação que recorrem a uma história juvenil para seu o envolvimento. A intervenção decorreu numa turma do 7.º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, dos quais 11 são rapazes e nove raparigas. A média de idades dos alunos é de 13 anos. A intervenção teve a duração de nove blocos de 60 minutos, que ocorreram alternadamente com a turma completa e em turnos, promovendo a interdisciplinaridade com as disciplinas de português e de educação visual. A recolha de dados foi realizada recorrendo a documentos escritos, entrevista em grupo focado e observação. Os resultados obtidos permitem evidenciar como é que as tarefas de investigação, que recorrem a uma história juvenil para o envolvimento dos alunos, promovem o recurso a estratégias por parte dos alunos para ultrapassarem as dificuldades encontradas, realizarem aprendizagens e desenvolverem as suas competências.
The main purpose of this study is to know how the use of inquiry tasks, concerning material thematic, resorting to a juvenile history, promote students’ competences. The aim is thus to identify the difficulties felt by the students, their strategies to overcome these difficulties, and their evaluation about the inquiry tasks that use a juvenile history for involvement. The intervention took place in 7th grade class, involving 20 students, 11 males and nine females, with an average age of 13 years. During this intervention were taught nine time-blocks of 60 minutes, which occurred alternately with the full class and in turns, in articulation with the Portuguese and Visual Education disciplines. Data collection was done through the use of written documents, focus group interviews and observation. The results obtained in this work allow to highlight how the inquiry tasks, resorting to a juvenile story to student engagement, promote the development of strategies by the students to overcome the difficulties, promoting students’ learning and competences.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17866
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047121_tm.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.