Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17903
Título: Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
Autor: Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Educação física - desporto
Ferramentas de software
Google
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A escola enquanto instituição tem como papel principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Por excelência, é o local onde as crianças desenvolvem conhecimentos e competências que em outros contextos não seria possível. Aprender e ensinar são ações que, independentemente dos sujeitos, coloca todas as disciplinas no mesmo nível de importância, onde a especificidade que lhes é caraterística, enriquece não só o conhecimento dos alunos, como lhes proporciona um conjunto de experiências e vivências que os acompanhará ao longo do seu percurso académico. A ideia de integrar as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de educação física, surgiu não só como uma estratégia para a aprendizagem dos seus conteúdos mas também, como uma forma de promover comportamentos que permitissem a valorização da disciplina no currículo escolar dos alunos. A opção de utilizar o Google Docs no desenvolvimento deste projeto, teve por base vários fatores: a faixa etária dos alunos; o seu acesso a partir do Gmail; as semelhanças que existem com o processador de texto – word; e a particularidade de ser uma ferramenta que permite a colaboração, partilha e interação entre pares. O desenvolvimento deste projeto recorrendo a uma ferramenta WEB 2.0, partiu de um problema, que tem levantado algumas questões: Não sendo o manual de educação física obrigatório, de que forma podem os alunos aceder aos seus conteúdos? Que estratégias utilizar para facilitar o acesso aos conteúdos da disciplina? Em que medida podem as ferramentas WEB 2.0 promover o sucesso na disciplina? Procurando responder a estas questões, utilizou-se um plano pré-experimental que contou com dois grupos: um grupo de controlo e um grupo experimental. Com este último, foram realizados trabalhos em regime online e presenciais, onde foram desenvolvidas atividades com recurso à ferramenta Google Docs, que incidiram sobre três matérias lecionadas na disciplina, enquanto que no grupo de controlo foi utilizado o método tradicional. Foi utilizada uma metodologia mista com design exploratório sequencial, recolhendo-se em várias fases dados qualitativos e quantitativos. Após a análise dos resultados obtidos foi possível aferir que a utilização do Google Docs promoveu ligeiras melhorias ao nível do desempenho dos alunos do grupo experimental, não tendo no entanto os resultados sido os esperados ao nível dos conhecimentos. Salientamos ainda que, enquanto ferramenta WEB 2.0, o Google Docs fomentou comportamentos, que permitiram aos alunos reconher a sua importância no seu processo de aprendizagem.
The school, as an institution, has its main role to contributing to the complet development of the child. It is the place by excellence, where children can develop their skills and competencies, that in other contexts would not be possible. Learning and teaching are actions, that regardless of the subjects, put them all at the same level of importance, with their own specificities, enriching the knowledge of students, and providing a set of experiences that will follow them throughout their academic career. The idea of integrating information and communication technologies in physical education classes, emerged not only as a strategy for learning of its contents but also, as a way to promote behaviors that allow the appreciation of the discipline in the students ' curriculum. The option to use Google Docs in the development of this Project, was based on several factors: the age range of students; its access from Gmail; the similarities that exist with the word processor – word; and the particularity of being a tool that enables collaboration, sharing and peer interaction. The development of this Project, using a WEB 2.0 tool, has its basis on several questions: How can students access the physical education book, if it it´s not compulsory? What strategies can we use to turn out easier the access of the subject´s contents? To what extent can the WEB 2.0 tools promote success in physical education? Seeking to answer these questions, we used a pre-experimental plan that featured two groups: a control group and an experimental one. With the latter, there were taken face-to-face and online activities, where there were used the tool Google Docs, which focused on three subjects taught, meanwhile in the control group it was used the traditional method-the statement. A mixed methodology was used with exploratory sequential design, retreating in multiphase qualitative and quantitative data. After the analysis of the results it was possible to determine that the use of Google Docs had promoted slight improvement in the performance of students in the experimental group, did not have however the expected results to the level of knowledge. We point that while Web 2.0 tool, Google Docs fostered behaviors, that allowed the students to recognize their importance in the learning process.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17903
Designação: Mestrado em Educação
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