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Título: Estudantes chineses em Portugal : valores, família e escolaridade
Autor: Cunha, Ana Paula Valente Breia da, 1964-
Orientador: Villas-Boas, Maria Adelina, 1938-
Palavras-chave: Valores culturais
Família - China
Confucionismo
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A China tem sido palco de profundas transformações económicas e sociais. O sector da educação encontra-se no epicentro dessa transição. O presente estudo leva-nos a tentar compreender o significado da educação para o desenvolvimento da China, os valores em jogo e o tipo de investimento que as famílias realizam na educação dos filhos. Pretendemos ainda saber até que ponto o rápido desenvolvimento económico e a política demográfica (do filho único) implicaram uma nova abordagem aos desafios do sector do ensino na China – o maior do mundo. Paralelamente analisamos a sobrevivência dos valores tradicionais associados ao confucionismo, paradigma ético e moral que impregna todos os ciclos de ensino na China. A migração de estudantes tem vindo a crescer todos os anos. No âmbito do nosso trabalho, realizámos trabalho de campo (entrevistas semidiretivas) junto dos estudantes chineses a frequentarem, na Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras), cursos superiores na área da língua e literatura portuguesas. As questões que se pretendem compreender neste estudo são: Como encaram os alunos chineses a sua escolarização? Em que medida essa perceção é influenciada pela família e pelo Estado? Quais os valores de referência da família e dos estudantes? Deste modo, pretendemos identificar os valores sociais e morais considerados relevantes pelos estudantes chineses e suas famílias; compreender o investimento familiar, social e político na educação; analisar o papel da família na escolarização dos filhos, na China e no estrangeiro, nomeadamente em Portugal. Os estudantes auscultados nas entrevistas atribuem grande importância ao investimento das famílias na sua educação. No entanto as novas gerações, os filhos da globalização, assimilaram referências culturais baseadas na competição individualista, o mesmo é dizer que têm uma educação “ocidentalizada”. A amostra revelou-se importante para compreendermos as dinâmicas da sociedade chinesa e as motivações dos estudantes.
China has undergone profound economic and social changes. The education sector is at the epicentre of this transition. Our study attempts to understand the significance of education for the development of China, the values at stake and the type of investment that families place in education. We also tried to find out to what extent the rapid economic development and population policy (the only child policy) required a new approach to the challenges of the education sector in China – the world's largest. Simultaneously, we analyzed the survival of traditional values associated with Confucianism, moral and ethical paradigm that permeates all levels of education in China. Academic migration has been growing every year. As part of our work, we conducted fieldwork (semi directive interviews) with the Chinese students who were attending, in Lisbon University, courses in Portuguese language and literature at Literature Faculty. The questions we want to understand this study are: How do Chinese students see their education? To what extent their perception is influenced by the family and by the Government? What are the reference values of family and students? Thus, we intend to identify the social and moral values deemed relevant by Chinese students and their families; understand the social and political investment in education; analyse the role of the Chinese family in the education of their children, locally and abroad, namely in Portugal. Our sample was important to understand the dynamics of Chinese society and the motivations of students.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17907
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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