Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17937
Título: Para uma avaliação do projeto testes intermédios
Autor: Ferreira, Maria Antonieta da Costa Mourão Lima, 1967-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação de programas
Avaliação externa
Avaliação interna
Política pública - Portugal
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo a descrição e caracterização da participação das escolas no Projeto Testes Intermédios, no período 2010-2013, sistematizando informação e interpretando as taxas de adesão e a composição anual do elenco de testes intermédios. Pretendeu-se caracterizar o universo de escolas que aderiram ao Projeto e a natureza dessa adesão. Desenvolveu-se uma investigação de cariz quantitativo, centrada na análise do comportamento das escolas perante a oferta de testes intermédios dirigida ao 3.º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário, tendo como fonte primária os dados referentes à inscrição das escolas no período acima indicado. A análise partiu do conjunto inicial de variáveis de caracterização das escolas, a que acresceram as variáveis relativas aos anos de participação no Projeto e ao elenco de testes selecionado, como forma de identificar padrões de adesão. Enquanto contribuição para a avaliação do Projeto Testes Intermédios, o estudo constitui-se como uma avaliação de uma intervenção de política pública educativa. Os resultados evidenciaram uma participação muito expressiva, de dimensão nacional, consistente ao longo do triénio e com padrões de participação que revelarão a vontade de tirar partido das potencialidades de instrumentos de avaliação externa como moderação das avaliações internas. Esta expressão de vontade não se limitou a áreas disciplinares sujeitas a provas de avaliação externa, abrangeu outras áreas, nomeadamente aquelas em que, exceção feita ao período 2010-2013, se regista ausência de qualquer processo de aferição de âmbito nacional, através de avaliação externa. Estas conclusões, consideradas por si só, fundamentariam uma continuidade do Projeto.
The main objective of this study was to describe and characterize schools’ participation in Intermediate Tests Project from 2010 to 2013, synthesizing data and interpreting the participation rates and the annual composition of the available set of intermediate tests. The aim was to characterize the universe of schools that entered the project, as well as the nature of such participation. The research followed a quantitative approach, centred on the analysis of the schools’ behaviour against the range of intermediate tests available to lower (grades 7 to 9) and upper secondary (grades 10 to 12) levels of schooling. The main data source was the enrolment of schools in the Project, in the period mentioned above. The starting point was the initial set of school characterization variables, to which variables related to the years of Project participation were added as well as information on the corpus of selected tests, with the objective of identifying patterns of adhesion. While a contribution to the evaluation of Intermediate Tests Project, the study undertakes an evaluation of a public educational policy. The results showed a very extensive participation, at national level, consistent throughout the three-year period and with adhesion patterns that suggest schools take advantage of the potential benefits of external assessment as a mean of internal assessment moderation. This willpower was not limited to subject areas where the external assessment is mandatory; it was extended to areas in which there has been a total absence of any external assessment process, except from 2010 to 2013. The above conclusions would, per se, support the continuation of the Intermediate Tests Project.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de Especialização em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/17937
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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