Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17939
Título: Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
Autor: Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem
E-learning
Recursos digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A seguinte investigação relata o estudo e o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática, analisando o impacto que este tipo de ambiente pode ter no modo como os alunos encaram a aprendizagem, bem como compreender de que modo um ambiente virtual pode contribuir para melhorar a aprendizagem. O instrumento utilizado para recolha de dados foi um questionário disponibilizado on-line. Os dados quantitativos tiveram tratamento estatístico, usando o programa informático SPSS. Os resultados obtidos sugerem que os ambientes virtuais de aprendizagem podem, de facto, ser uma boa ferramenta na prática do ensino do professor e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes novas oportunidades, nomeadamente, no contacto com os conteúdos programáticos, na flexibilidade do tempo e do espaço, complementando-se com recursos pedagógicos mais interativos, tornando o estudo mais agradável e motivador. Os resultados a que chegamos apontam, que entre os inúmeros contributos que um Ambiente Virtual de Aprendizagem permite, destacam-se: a promoção da interação professor-aluno e aluno-aluno; o trabalho colaborativo e cooperativo em grupo; a motivação para a construção do próprio conhecimento e a possibilidade de diferentes ritmos de aprendizagem.
The following research reports the development of a Virtual Learning Environment (VLE) under b-learning, intended to students of a training course of computer operators. We analyse the impact that this type of environment can have on the way students perceived learning, as well as we try to understand how a virtual environment can contribute to improve the learning of students. The instrument used for collecting data was a questionnaire available on-line. Quantitative data has been subjected to statistical treatment, using the computer program SPSS. The results suggested that the virtual learning environments, can in fact be a good tool in the practice of teaching and in the pupils' learning, providing them with new opportunities, in particular, in contact with the syllabus, the flexibility of time and space, a more interactive and collaborative environment, making the study more enjoyable and motivating. The results that we point out, among the numerous contributions that a VLE allows, include: the promotion of teacher-student interaction and student-student interaction; the collaborative and cooperative work in Group; the motivation for the construction of knowledge itself and the possibility of different paces of learning.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17939
Designação: Mestrado em Educação
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