Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/17940
Título: Retrato e identidade : o retrato fotográfico como espaço de exploração da identidade
Autor: Machado, Ana Filipa Sérgio Romão, 1982-
Orientador: Calado, Margarida, 1947-
Ramos, José Sanches
Palavras-chave: Fotografia
Adolescência
Identidade
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A história da representação confunde-se com a história do próprio Homem, na qual o rosto assume um papel de destaque, dando-nos a conhecer mais do que as características do corpo, propondo-se como um espelho da alma. O surgimento da fotografia no século XIX alvitra uma nova forma de retratar e de nos relacionarmos com o retrato. É o retrato fotográfico de figura humana em estúdio que serve de mote à intervenção pedagógica que o presente relatório visa documentar. Esta, foi realizada na Escola Secundária da Amadora, na disciplina de caráter teórico-prático de Técnicas Audiovisuais, com uma turma do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais, no módulo de Fotografia II. Partindo de uma breve contextualização da história e da cultura do retrato, pintado e fotográfico, o projeto de intervenção proposto completou duas fases. O primeiro momento considerou a prática de retrato de figura humana em situação tipo estúdio, os conteúdos teóricos e técnicos a adotar para este tipo de registo fotográfico, o uso dos acessórios da fotografia, assim como as normas e procedimentos a ter em conta com os materiais em uso. A aprendizagem realizou-se de forma colaborativa e cada aluno fotografou todos os colegas do seu turno. Sendo a adolescência a fase da vida do indivíduo em que se dá a construção da identidade, como produto pessoal e cultural, e sendo esta uma fase de particular conflito e crise no que respeita ao conhecimento de si e àquilo que os outros esperam de si, considerou-se a identidade como tema central para o desenvolvimento de um projeto de trabalho criativo. No trabalho prático desenvolvido neste segundo momento, cada aluno apropriou-se de retratos que os colegas fizeram de si e, partindo das referências analisadas ou pesquisadas, desenvolveu um trabalho individual de exploração da sua identidade.
The history of representation is intertwined with the history of Man, in which the face takes a prominent role, giving us to know more than the characteristics of the body, proposing itself as a mirror of the soul. The emergence of photography in the nineteenth century imposes a new way to portray and to relate with the portrait. The photographic portrait of the human figure in studio is the purpose to the pedagogical intervention that this report aims to document. This took place in Escola Secundária da Amadora, in the subject of Audiovisual Techniques, with a class of 11th grade of the Professional Course of Audiovisual Technician, in the module of Photography II. The intervention had two phases and started with a brief contextualization of the history and culture of the painted and photographic portrait. The first phase considered the practice of portrait of the human figure in a studio situation, the theoretical and technic contents to adopt for this kind of work, the use of the accessories of photography, as well as the procedures to take into account with the materials in use. The learning procedure occurred in a collaborative way and each student photographed all colleagues of this part of the class. Being the adolescence a phase of life in which occurs the construction of identity, as personal and cultural product, and being a phase of particular conflict and crisis in relation to knowledge of self and what others expect of you, the concept of identity was considered as central to the development of a creative work project. In the work of the second phase, each student used his portraits, made by the colleagues, and considering the references analyzed or researched, developed an individual work of exploration of their identity.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/17940
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047147_tm.pdf98,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.