Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18006
Título: Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
Autor: Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
Orientador: Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-
Palavras-chave: Turismo - Portugal
Geografia - Estudo e ensino (Secundário)
Aprendizagem
Cidadão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Turismo, e Transportes descrevem a prática de ensino supervisionada que se desenvolve na disciplina de Geografia. Apresenta a conceção, implementação e avaliação de uma unidade didática, dirigida geralmente aos alunos do 8.º ano, contudo lecionada no 9. Ano da turma 4.ª, no âmbito do tema Atividades Económicas e do subtema O turismo, Redes e modos de Transporte e Telecomunicações da Escola Básica dos 2. E 3.º Ciclos da Miguel Torga – Casal de S.Brás. A unidade didática lecionada enquadra-se na Geografia Escolar e pretende atingir os objetivos das Orientações Curriculares, igualmente na geografia escolar, a qual é centrada no aluno, problematizadora do real, global, sistémica e ativa, e na educação para a cidadania. A escola onde estes alunos estão inseridos, já está preparada para a multiculturalidade, é o que a caracteriza, assim tanto a escola, como a disciplina e as docentes que aqui lecionam, estão preparadas para formar um novo tipo de cidadão: o cidadão global. Ao longo do Mestrado, foram apreendidos os princípios da Geografia Escolar, bem como o das teorias de aprendizagem, foi necessário compreender este setor de atividade, que cada vez adquire maior importância a nível mundial e nacional, e como os meios de transporte se relacionam, na escolha do destino escolhido. Foi necessário conhecer o contexto educativo, desde da Escola, dos alunos para que o resultado seja o melhor. Após a pesquisa científica e pedagógica, passa-se para a unidade didática, tentando que seja a mais abrangente possível, com experiências educativas e recursos didáticos diversificados. Foram privilegiadas as estratégias associadas a métodos ativos, para que os alunos, de preferência em grupo, fossem autores das suas próprias aprendizagens. Analisar gráficos, notícias, incentivar o espírito crítico, e o pensar em soluções foram estratégias para que os alunos se tornem cidadãos geograficamente competentes, autónomos e tolerantes.
Tourism and means of transportation describe the practice of supervised teaching that is developed in the subject of Geography. It presents the design, implementation and evaluation of a teaching unit which is usually aimed at students of 8th grade, but that was taught in the 9th grade in the 4th class. It is related with the topic Economic Activities and the subtopic Tourism, networks and ways of Transportation and Telecommunications of Miguel Torga Middle School (2º e 3.º Ciclos) in Casal de S.Brás. The teaching unit taught, fits in the Scholar Geography and also aims to achieve the objectives of the Curriculum Guidelines in scholar geography and in the education for citizenship. It is student-centered, problem-based, real, global, systemic and active. The school where these students are inserted is already prepared for multiculturalism because it is what characterizes it: not only the subject and the school, but also the teachers are prepared to create a new kind of citizen: the global citizen. Throughout the Master, the principles of Scholar Geography were learnt as well as the learning theories. It was necessary not only to understand this sector of activity which acquires greater and greater importance worldwide and at national level, but also as the means of transportation relate, in the choice of the destination. It was necessary to meet the educational background of the School and students so that the result is the best. After the scientific and pedagogical research, we move to the teaching unit so that it can be as general as possible with educational experiences and diverse teaching resources. The strategies associated to the active methods were privileged so that students, preferably in group, could be creators of their own learning. Analyzing charts or news, encouraging critical thinking and considering solutions were the strategies used for the students to become geographically competent, autonomous and tolerant citizens.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18006
Designação: Mestrado em Ensino
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