Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18016
Título: A brincadeira como promotora de desenvolvimento : um estudo exploratório
Autor: Rosado, Manuela João Santana, 1976-
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Educadores de infância - Portugal
Brincadeiras
Jogos educativos
Crianças em idade pré-escolar
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta dissertação explora como as educadoras de infância percecionam a importância da brincadeira no processo de aprendizagem em crianças a frequentar a creche ou jardim-de-infância, dos quatro meses aos cinco anos. Trata-se de um estudo exploratório, mais precisamente na área de Formação Pessoal e Social conteúdo com o qual tentámos saber se os educadores de infância estudados têm um modelo curricular como suporte para a sua prática pedagógica, se a brincadeira faz parte da sua planificação nas áreas de conteúdo e quais as estratégias utilizadas no âmbito do brincar. A investigação sugere que o brincar e o jogar podem servir de instrumento enriquecedor e estimulador de todo o processo de aprendizagem da criança, proporcionado através do lúdico e do prazer. Atribui-se o valor ao brincar nas diversas planificações que deverão ser realizadas ao longo do ano letivo, em relação às diferentes áreas de desenvolvimento, possibilitando nomear a importância que a brincadeira possui, apresentando-a como instrumento de aprendizagem, na creche. Foi passado um questionário a sessenta educadores de infância que laboram em diversas instituições do Concelho da Amadora. A análise dos resultados revela que os participantes, de modo geral têm uma perceção clara em como o brincar é importante para o desenvolvimento da criança, proporcionando mudanças no seu comportamento, contribuindo para novas formas de resposta e de ação às questões do meio em que esta se insere.
This dissertation explores how kindergarten teachers understand the importance of play in the learning process in children attending daycare or kindergarten, childhood, four months to five years. This is an exploratory study, more precisely in the area of Personal Development and Social Content with which we tried whether early childhood educators have studied a curriculum model as a support for their practice, to play a part in its planning content areas and the strategies used within the play. Research suggests that the games and the play can serve as a tool enriching and stimulating the entire learning process of the child, provided through the playful and pleasure. Assigns the value to the various play unfolds to be held throughout the school year, in relation to different areas of development, enabling appoint the importance that the game has, presenting it as a learning tool, in daycare. A questionnaire was past sixty early childhood educators who work in various institutions in the municipality of Amadora. The results revealed that participants generally have a clear perception of how the play is important for children development, providing changes in their behavior, contributing to new forms of response and action to issues of the environment in which this falls.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18016
Designação: Mestrado em Educação
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