Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18027
Título: "Entre a sala de aula e a viagem : o diário gráfico como auxiliar na aprendizagem dos códigos de expressão visual presentes nas disciplinas artísticas e no quotidiano"
Autor: Coelho, Vasco Araújo Pires, 1975-
Orientador: Reis, Jorge dos, 1971-
Palavras-chave: Diários gráficos
Cultura visual
Expressão plástica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Será o desenho em diários gráficos uma forma inovadora de transmitir os conteúdos das disciplinas de componente artística do 3º Ciclo do Ensino básico, fazendo com que os alunos adquiram novas competências na área da educação e cultura visuais? O presente estudo foi realizado na Escola Secundária com 2º e 3º Ciclo de Gil Vicente, numa turma de 11 alunos na disciplina de Oficina de Expressão Plástica do 7º ano de escolaridade. Foram propostos vários exercícios, não só de desenho, mas também característicos do uso de diários gráficos, onde se trabalhou o registo com base na observação direta. Com estes exercícios, tentou-se averiguar de que modo os diários gráficos podem, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento de competências específicas na disciplina de Oficina de Expressão Plástica e melhorar a capacidade de observação e representação da realidade envolvente.
Is the act of drawing on graphic diaries an innovative way to transmit the contents of the disciplines of artistic component of the 3rd cycle of basic education, enabling students to acquire new skills in the area of education and visual culture? This study was conducted at the High School with 2nd and 3rd cycle of Gil Vicente, with a group of 11 students in a class of Oficina de Expressão Plástica (7th grade). Several exercises were proposed, not only in drawing but also characteristic of the use of graphic diaries, where we worked the registration based on direct observation. With these exercises, we tried to determine how the graphic diaries may simultaneously contribute to the development of specific skills in the discipline of Oficina de Expressão Plástica and improve the ability of observation and representation of the surrounding reality.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18027
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047169_tm.pdf3,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.