Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18034
Título: Perspetiva temporal e envolvimento dos alunos na escola
Autor: Janeiro, I.
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Perspetiva temporal
Motivação
Envolvimento dos alunos na escola
Adolescência
Data: 2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Janeiro, I., & Veiga, F. (2014). Perspetiva temporal e envolvimento dos alunos na escola. In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education (pp. 386-398). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: A perspectiva temporal é considerada como uma das componentes psicológicas mais importantes para a explicação da motivação e do comportamento humano. As crenças optimistas em relação ao futuro e o estabelecimento de objectivos a longo prazo têm sido relacionadas positivamente com o sucesso académico e outras variáveis consideradas importantes para o envolvimento dos alunos na escola. Por outro lado, alguns estudos mostram que a orientação para o presente se relaciona com comportamentos de risco na idade adulta. O presente estudo tem como objectivo analisar as relações entre as dimensões da perspectiva temporal (orientação para o futuro, orientação para o presente, orientação para o passado e visão ansiosa do futuro) e o envolvimento dos alunos na escola. A amostra foi constituída por 685 estudantes das diferentes regiões do país, de ambos os sexos, repartidos pelo 6º, 7º, 9º e 10º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula através de um inquérito que incluiu o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional” (EAE-E4D), especificamente com as dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2013), e o “Inventário de Perspetiva Temporal”, versão reduzida (Janeiro, 2006, 2013). Os resultados mostram que a orientação para o futuro se corelaciona positiva e significativamente (p<0.01) com cada uma das quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola. Ao contrário do esperado, a orientação para o presente não sustenta uma associação negativa com o envolvimento; a visão negativa do futuro releva uma associação negativa e estatisticamente significativa (p<0.01), mas apenas com a dimensão afetiva (r = -,307) e comportamental (r = -,306). Os resultados sugerem posteriores análises de aprofundamento e relevam a valorização da perspetiva temporal na ativação do envolvimento dos alunos na escola. Implicações dos resultados são discutidas.
Descrição: Este E-Book reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/18034
ISBN: 978-989-98314-8-3
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-Book_ICIEAE_perspetiva temporal.pdf171,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.