Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18052
Título: Perspetivas de qualidade sobre recursos educativos digitais
Autor: Proença, Sandra Cristina de Almeida, 1978-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Recursos educativos
Recursos digitais
Inovação pedagógica
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presença das TIC nos diversos quadrantes da sociedade é uma realidade incontornável. A sua integração na educação é atualmente uma exigência e uma necessidade permanente. Os profissionais na área da educação, conscientes das vantagens pedagógicas da sua integração curricular, têm estado nos últimos anos comprometidos na melhoria da qualidade do ensino. O recurso aos chamados Recursos Educativos Digitais (RED) tem sido uma das estratégias pela qual os professores têm optado no processo de inovação pedagógica. A facilidade de acesso à Web e com a mudança do paradigma da mesma assistimos a uma grande produção e publicação de RED, dispersos na Web e ao dispor de todos os interessados. Parece-nos relevante a realização de um estudo que procure compreender os parâmetros de qualidade tidos em conta pelos produtores e utilizadores destes recursos. Assim, no embasamento teórico, tentámos compreender não só a noção e evolução do conceito de RED, como as suas principais características e potencialidades educativas. Procurámos ainda compreender os parâmetros de qualidade e os processos de avaliação dos mesmos. Na componente metodológica optámos pela realização de entrevistas do tipo focus group a três especialistas na produção e utilização de RED: alunos, professores e empresa produtora de RED. Em termos de resultados podemos concluir que a fácil publicação de RED na Web não é um impulsionador da sua utilização e da melhoria da qualidade do ensino. A qualidade dos mesmos é um fator preocupante para todos os entrevistados e os seus critérios variam entre os limites da componente técnica e pedagógica. A avaliação em contexto é talvez a melhor opção e o caminho mais indicado a seguir. Construir RED é um processo moroso que exige conhecimentos, a diferentes níveis e em diversas áreas: organizacional, tecnológica e pedagógica, sendo fundamental fomentar o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, pois só assim contemplaremos a inovação pedagógica já tão referida.
The spreading of the ICT throughout the several quadrants of society has become an unquestionable reality. Nowadays, their inclusion in education became a constant need and demand. Those whose work is related to education are aware of the pedagogical advantages within the curricular integration of ICT, furthermore, they have been implied in the outmost growth of teaching quality. One of the common strategies teachers have been recurring in order to improve the pedagogical process is the so called Recursos Educativos Digitais (RED). The Web’s easy access as well as its role change has granted us a large production and publishing of RED’s which are at the disposal of whoever is interested. In our opinion, the creation of a report aiming to the understanding of the quality parameters held by both producers and users of these resources should be taken in consideration. Therefore, in theory we try to understand RED’s concept but also its primal characteristics and educational prospective. We also grasp the understanding of the quality parameters and the evaluation processes of their own. In the methodological component we made the option of accomplishing focus group interviews to three RED’s specialists within production and operation: students, teachers and RED producing enterprise. The results achieved allow us to realize that the easy publishing of RED on Web doesn´t necessarily boosts its use or improves the teaching eminence. Its quality is a concerning factor to all the interviewees as its criteria differ within the technical and pedagogical component bounds. Environment evaluation its perhaps the best option and the path to follow. Building RED it’s a slow process whit knowledge demands throughout several levels and areas: organizational, technological and pedagogical, bearing in mind the development of the student in the learning process.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18052
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047173_tm.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.