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Título: A Cartilha Maternal ou Arte de Ler de João de Deus (1876): invenções tipográficas e alfabetização popular em Portugal
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Cartilha Maternal
João de Deus
Efeito tipográfico
Alfabetização popular
Data: 2013
Editora: École Normale Supérieure de Lyon/ Institut français de l'Éducation
Citação: Magalhães, Justino (2013). La Méthode Maternelle ou Art de lire de João de Deus (1876): inventions typographiques et alphabétisation populaire au Portugal. Histoire de l'Education, nº 138, mai-août, 115-130
Resumo: Portugal constitui um caso na Europa do fim do século XIX, com uma taxa muito elevada de analfabetos e de semi-analfabetos (75%). No contexto da renovação política e pedagógica, o poeta João de Deus tomou como objectivo possibilitar que mestres pouco formados pudessem alfabetizar rapidamente um público popular, incluindo crianças, com um método moderno, fundado sobre a leitura de palavras e a supressão da soletração. O sucesso da sua Cartilha Maternal reside também numa invenção – distinção dos sons através da cor e posteriormente através de traço contínuo (tipo liso) e de traço quebrado (tipo lavrado); escolha dos elementos didácticos; grande esforço de difusão dentro e fora da escola. O texto informa também sobre o processo tipográfico e a aferição didáctica dos materiais que constituíram a Cartilha Maternal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/18113
DOI: DOI : 10.4000/histoire-education.2663 (FI 2013: 0,137)
Versão do Editor: ISSN: 0221 6280; ISBN 9782847885002; Réf. RH 138
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