Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18116
Título: Escolarização e Literacias: os Sentidos da Alfabetização e a Diversidade Cultural
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Escolarização
Literacias
Sentidos da Alfabetização
Diversidade Cultural
Data: 2014
Editora: Oficina Universitária, Marília e Editora Unesp, São Paulo
Citação: Magalhães, J. (2014). Escolarização e Literacias: os Sentidos da Alfabetização e a Diversidade Cultural. In Mortatti, Maria do Rosário Longo e Frade, & Silva, Isabel Cristina Alves da (Orgs). Alfabetização e seus Sentidos. O que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária/ São Paulo: Unesp, pp. 39-64
Resumo: No título há menção de dois processos (escolarização e alfabetização) e de dois produtos (literacias e diversidade cultural). Tomo por contexto a Modernidade e por quadro a Cultura Escrita. Na longa duração, de mais de dois séculos, a relação entre Cultura Escrita e Modernidade incluiu dois movimentos sociopedagógicos: a alfabetização, tendente à uniformização leitora, escrevente e pragmática, tendo subjacente a multiculturalidade; a escolarizção, que trouxe a modelação e que sustentou a cerebralização do humano, tendo no horizonte a mundialização de um padrão epistémico e a diversidade cultural. Procurarei documentar esta esta conclusão e desvelar os desafios dela decorrentes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/18116
Versão do Editor: ISBN 978-85-393-0539-1
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sentidos da alfabetização-a literacia escolar.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.