Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18124
Título: A supervisão na educação de infância : interacções durante a prática pedagógica final de educadores de infância
Autor: Ribeiro, Marta Isabel de Sousa, 1983-
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Supervisores da educação
Identidade profissional
Prática pedagógica - Educadores
Prática reflexiva
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo visa a compreensão e análise da prática pedagógica final (estágio) dos educadores de infância, focando a relação triangular estabelecida entre os principais intervenientes deste complexo processo: Supervisor, Educador Cooperante e Educador-estagiário. O nosso principal intuito é compreender que tipo de relação se estabelece durante o estágio- “prática pedagógica final” (Oliveira-Formosinho, 2002) e se esta é ou não profícua e de que forma esta relação influencia a formação da identidade profissional do futuro educador de infância. O nosso problema de investigação pretende compreender de que maneira o acompanhamento dos professores mais experientes (Supervisor e Educador Cooperante) pode contribuir para a formação de uma praxis reflexiva e cientificopedagógica das futuras educadoras de infância. A nossa investigação enquadra-se numa base interpretativa albergando o estudo de casos ao nível da supervisão na educação de infância (estágio). Os principais intervenientes são dois Supervisores de uma , quatro Educadores Cooperantes e quatro Estagiários. Pretendemos fazer a análise de quatro casos distintos de estágios supervisionados. Como principais instrumentos de recolha de dados utilizámos: Entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Os resultados compravam na prática pedagógica final o desenvolvimento dos atuais quadros teóricos relativos à Supervisão e ao acompanhamento dos estagiários.
The intent of the present study is to understand and analyze the pre-service arena of 4 student teachers from Early Childhood Education, focusing on the triangular relationship among the main stakeholders of this complex process: supervisor, cooperating teachers and student-teachers. The main goal is to identify the type of relationship established during the preservice arena and if this turns out to be useful and in which way does it influence the building of the professional identity of the future preschool teacher. On the other hand, it is also of our interest to understand how more experienced teachers (supervisor and cooperating teachers may contribute to the education and training of a future reflective and scientific praxis of a preschool teacher. Our investigation will have an interpretative basis, including the study of several cases of pre-service supervision. The main interveners are two supervisors, four cooperating teachers and four student-teachers. Our intention is to analyze four different cases of supervised pre-service training. As main source of data, the following instruments were used: semi-structured interviews, direct observation and documentation analysis. The results put into evidence the development of recent research frameworks of supervision and mentoring in the pre-service arena.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18124
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047188_tm.pdf679,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.