Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18125
Título: As tecnologias de informação e comunicação na área das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico na Região Autónoma da Madeira
Autor: Bernardo, Berta Sara Garcia, 1983-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Expressão artística
Região Autónoma da Madeira (Portugal)
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este Trabalho de Projeto centra-se na integração das TIC na área das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) na Região Autónoma da Madeira (RAM). Através da colaboração dos docentes da área das Expressões Artísticas a lecionarem na RAM, foi possível compilar um conjunto de ideias e experiências acerca do tema. No enquadramento teórico foi premente a análise do tema a nível internacional, nacional e até mesmo regional, na procura de situações similares. Em termos metodológicos foi selecionada uma metodologia de carácter qualitativo, usando como instrumentos de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, e como estratégia, a análise documental e a análise de conteúdo. A partir desta investigação concluiu-se que a integração das TIC nas Expressões Artísticas no 1º CEB na RAM ainda não é um facto consumado e vários são os esforços necessários para que haja uma plena e efetiva integração a longo prazo. Contudo, os professores de ambas as áreas encontram-se bastante sensibilizados e motivados para esta “nova” realidade. Mais do que uma formação contínua no âmbito das TIC, o que é verdadeiramente necessário é ouvir os professores e investir nas suas ideias para a melhoria das práticas docentes.
This Work Project concerns to the integration of TIC in Arts at Primary Education in Madeira Autonomous Region. Throughout Arts teacher‟s partnership, working in Madeira Island, it was possible to assemble a set of ideas and knowledge about the matter. Regarding the theoretical framework it was urgent the theme analysis at an international, national and even regional level seeking similar situations to make comparisons, in the future, with this investigation. Methodological speaking, the quality character methodology has been selected using semi-structured interviews data instruments, and as technics both documental and content analysis. Through this research we can infer that the integration of TIC in Arts in Primary Education, on Madeira Autonomous Region isn´t a consummated fact despite the necessary efforts in order to accomplish an effective long term integration. However, the teachers from both areas are quite sensible and motivated to this “new reality”. More than a longing formation regarding ICT, listening to the teachers as well as invest in their ideas is what is truly necessary in order to develop their teaching skills.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18125
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047200_tm.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.