Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18210
Título: Avaliação psicológica de adolescentes : método do desenho e narrativa em seis partes
Autor: Fontes, Inês de Jesus
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Resolução de problemas
Técnicas projectivas
Desenho
Narrativa
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo, de caráter exploratório e qualitativo, pretende desenvolver a adaptação do Six Part Story Method (6PSM) e análise da sua utilidade no apoio ao processo de avaliação psicológica com adolescentes de nacionalidade portuguesa, a partir do seu estudo numa amostra não-clínica. O 6PSM é um método projetivo, de caráter não-diretivo, baseado na produção de desenho e narrativa, que procura levar o indivíduo a criar progressivamente uma história ficcionada, com o objetivo de o ajudar a atingir a autoconsciência e melhorar a comunicação. Estudos recentes sugerem que este método permite compreender a forma como o indivíduo organiza os seus processos psicológicos. Permite também conhecer as principais áreas de conflito e recursos utilizados perante situações de stress. O estudo contou com uma amostra constituída por 25 adolescentes de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos. Os dados obtidos foram analisados com base numa metodologia qualitativa a partir sobretudo de um processo indutivo de análise de conteúdo de tendências de resposta, de modo a construir um sistema categorial. Os resultados da presente adaptação, designada de Método do Desenho e da Narrativa em Seis Partes – Versão para Adolescentes (MDN-6P-A), revelaram que este permite a autorrepresentação, autoexpressão e exteriorização pessoal, constituindo-se num meio de construção de significado da experiência e de reconstrução de alternativas e possibilidades futuras. O MDN-6P-A permitiu revelar as representações do adolescente em relação a si próprio, aos outros e ao mundo, possibilitando a projeção do seu mundo interno e dos seus conflitos, e aponta para uma grande utilidade na comunicação e fomentação de um contexto facilitador da relação terapêutica. O MDN-6P-A parece revelar utilidade na avaliação e intervenção psicológica com adolescentes. Discute-se para a sua contínua exploração, a utilidade de futuras investigações.
This exploratory and qualitative study, intend the development of an adaptation of the Six Part Story Method (6PSM) and utility analysis in psychological evaluation process of Portuguese nationality teenagers, by the study of a non-clinical sample. The 6PSM is a projective and non-directive method based in the drawing and writing production, which lead the individual to progressively create a fiction story whose objective is to reach subconscious and improve the communication. Recent studies suggest that this method allow the understanding of the ways in which the individual organize his psychological processes. This method also allow the knowledge of the main conflict areas and the resources used in stress situations. The study was based in a sample of 25 teenagers of Portuguese nationality with ages between 14 and 17 years old. The obtained data were analyzed based on a qualitative methodology mainly by intuitive processing of response tendency content to build a categorical system. The results of the present adaptation, designed Método do Desenho e da Narrativa em Seis Partes – Versão para Adolescentes (MDN-6P-A), revealed that this method allowed self-representation, self-expression and personal exteriorization, being an experience meaning construction system and of alternative reconstruction and further possibilities. The MDN-6P-A allowed to reveal the teenager representations of himself to others and to the world, allowing the projection of its internal world and its conflicts and pointed to its usefulness in communication and facilitating the therapeutic relationship. The MDN-6P-A seems to have utility in psychological evaluation and intervention in teenagers. The utility of further investigations is discussed for its continuous exploration.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18210
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado



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