Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18283
Título: Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
Autor: Pereira, Mónica Sofia Pimenta
Orientador: Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Palavras-chave: Psicologia positiva
Savoring
Bem-estar
Adolescentes - Psicologia
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O estudo do bem-estar tem vindo a ganhar grande importância nos dias de hoje graças ao incentivo dado pela Psicologia Positiva que tem como objetivo o estudo das condições e dos processos que contribuem para um funcionamento ótimo das pessoas (Gable & Haidt 2005). As experiências emocionais positivas associadas à vivência de acontecimentos positivos pelos adolescentes são continuamente regulados e podem contribuir para fomentar o seu bem-estar (Quoidbach, Berry, Hansenne & Mikolajczac, 2010). Este estudo pretende explorar quais os acontecimentos positivos mais frequentes na vida de adolescentes, as emoções positivas a estes associadas e as estratégias de savoring utilizadas para prolongar essas emoções. Participaram neste estudo 343 estudantes do ensino secundário público. Os dados foram recolhidos através da aplicação da Escala de Vivência de Experiências Positivas e analisados recorrendo à análise de conteúdo e ao Teste Qui-quadrado de Pearson. Os resultados revelaram que os adolescentes consideram como acontecimentos mais positivos por si vivenciados as relações com os amigos, relações amorosas e acontecimentos de lazer, experienciando sentimentos tais como divertido, encantado, enérgico e ativos. Os adolescentes desta amostra utilizaram preferencialmente estratégias de savoring do tipo comportamentais, sensoriais-experiências e socio-relacionais. Neste estudo foram ainda encontradas relações significativas entre o sexo e curso do ensino secundário que os adolescentes frequentam e os acontecimentos positivos e as estratégias de savoring que utilizam.
The study of well-being has gained great importance today thanks to the encouragement given by Positive Psychology that pretend to study the conditions and processes that contribute to the optimal functioning of people (Gable & Haidt 2005). Positive emotional experiences associated with the experience of positive events by adolescents are continuously regulated and can help foster their well-being (Quoidbach, Berry, & Hansenne Mikolajczac, 2010). This study wants to explore what are the most frequent positive events in the lives of teenagers, the positive emotions associated with them and the savoring strategies used to prolong these emotions. 343 students participated in this study of public secondary education. The results were collected using the Scale of Positive Experiences of Living and analysed using content analysis and Chi-square test. The results showed that adolescents consider themselves as experienced more positive events as relationships with friends, romantic relationships and leisure events, experiencing feelings such as fun, happy, energetic and active. The adolescents in this sample preferably used savoring strategies as behavioral sensory experiences and socio relational. This study as also found significant relationships between sex and secondary education course that adolescents attending and positive events and savoring strategies they use.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/18283
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047272_tm.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.