Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18323
Título: Um Teatro Nacional À vossa vontade: algumas reflexões em contexto de estágio
Autor: Curiel, Miguel
Orientador: Brilhante, Maria João
Palavras-chave: Teatro Nacional Dona Maria II (Lisboa, Portugal) - História
Shakespeare, William, 1564-1616 - As you like it - Encenação
Teatro - Portugal - séc.21
Teatro - Produção e encenação - Portugal - séc.21
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O relatório que aqui se apresenta pretende, acima de tudo, descrever o processo do estágio que fiz enquanto assistente de encenação no espectáculo À Vossa Vontade, tradução do original inglês de William Shakespeare, As You Like It, com encenação de Álvaro Correia, e que esteve em cena na sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) de 21 de Março a 14 de Abril de 2013. A oportunidade de ser integrado neste processo de trabalho surge de boas relações profissionais criadas com a Comuna – Teatro de Pesquisa, e ainda da abertura de João Mota, director artístico do TNDM II até Dezembro de 2014, e a quem tenho a agradecer a oportunidade que me foi concedida. Poderá o leitor questionar-se acerca dos motivos que me levaram a apresentar um relatório apoiado numa experiência de prática teatral no âmbito de um Mestrado mais direccionado para a reflexão crítica dos fenómenos teatrais, como é o caso deste com que aqui concluo os Estudos da Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Devo dizer que, e mesmo com o enorme mérito que tem esta instituição pela criação do Centro de Estudos de Teatro (CET) e continuação do útil trabalho por ele desenvolvido, julgo ser cada vez mais urgente aproximar a teoria do teatro à prática do teatro, e vice-versa. Como será possível constatar no decorrer das reflexões que aqui apresento, não só tenho verificado um comportamento deficiente por parte de alguns criadores, porque não se apoiam na teoria e nos estudos da sua área, bem como uma tendência por parte da academia de se afastar da responsabilização a que deve obrigar os criadores, através de reflexões críticas apoiadas na realidade teatral contemporânea. Por este motivo, e também porque me considero sobretudo um criador, ou pelo menos alguém que trabalha profissionalmente enquanto praticante de teatro, decidi colmatar este fosso que creio que ainda existe, através deste relatório. Verifica-se, porém, que o primeiro capítulo deste relatório incide sobre o TNDM II, nas suas vertentes histórica e estatutária, reflectindo-se posteriormente acerca do programa de actividades da administração da instituição, presidida à data do estágio que fiz pelo Dr. Carlos Vargas. Tal facto explica-se pela necessidade de enquadrar o leitor nos propósitos históricos que levaram à fundação do TNDM II e nos objectivos da 8 administração em causa. Apenas deste modo, julgo, poderia eu dar ao passo seguinte, que concerne o meu estágio neste espectáculo. Feitos os devidos enquadramentos, será então oportuno discutir o espectáculo em causa, começando por tentar uma aproximação de definição de uma obra que se constitui como canónica, tal como acontece com as obras de Shakespeare. De seguida, far-se-á uma descrição do estágio que fiz. No entanto, e como veremos no decorrer deste relatório, vi-me obrigado (pelo menos eticamente), a desenvolver uma reflexão crítica acerca do espectáculo, em parte motivada pela integração deficiente da minha posição de estagiário no processo de trabalho. Verá o leitor o material que serviu de apoio para a elaboração deste relatório mencionado da Bibliografia ou incluso nos Anexos e Apêndices. Poder-se-á ainda aceder a uma descrição mais detalhada dos capítulos e subcapítulos deste relatório de seguida, na Introdução.
Abstract: The report presented herewith aims to describe first and foremost my training period (internship) process as staging (production) assistant for the play "À Vossa Vontade", in a translation from the English original "As you Like It" by William Shakespeare, staged by Álvaro Correia, presented on stage at the "Sala Garret do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) (National Theatre) from March 21st to April 14th 2013. Being integrated in this working process arose from the sound professional relations forged with the company "Comuna – Teatro de Pesquisa", and also from the open-mindedness of João Mota, TNDM II's artistic director until December 2014, whom I warmly thank for this opportunity. The reader might wonder about the reasons which made me present a report based on a theatrical practice experience in a Master's framework more guided towards a critical reflection of theatrical events, as the present case, by which I conclude the Theatre Studies at the Lisbon University – Department of literature and Languages (Estudos de Teatro – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). I must say that notwithstanding this institution's great merit for the creation of the Centre of Theatre Studies (Centro de Estudos de Teatro – CET) and prosecution of the useful work developed by the Centre, I believe that it becomes more and more urgent to bring theatre's theory closer to theatre's practice and vice-versa. As you will be able to see from the reflection's presentation as it unfolds, I have seen not only a deficient stand on the part of some creators because they do not lean on the theory and on their domain studies, but also a trend from the academic world to withdraw from the responsibility to which creators should be bound to, by means of critical thought based on the contemporary theatrical reality. For this very reason, and also because I consider myself mainly a creator, or at least, someone who works professionally as practicing theatre, I have decided to bridge the gap that I believe still exists, with this report's presentation. You shall nevertheless see that, this report's first chapter dwells on the history and statutes of the TNDM II (National Theatre), followed by the activities programme of the Board of Director's by then chaired by Dr. Carlos Vargas. This particular 10 sequence is explained by the need of giving the reader a frame of the historic aim leading to the foundation of the TNDM II, thus also presenting the Board's objectives. Only in this way would I be able to take the next step, the one concerning my training period in this performance. All the framework being presented, it will then be time to dwell upon this particular performance, beginning with a definition approach for a work which has become a classic as did all works of Shakespeare, followed by the training period's description. Nevertheless, and the reader will see it as the report unfolds, I considered, at least ethically, that I had to develop a critical reflection about the performance, partly caused by my trainee's position deficient integration in the working process. All the support material for this report's elaboration as well as all the sources are mentioned in the bibliography, annexes and appendices. The introduction will give the reader a more detailed description of chapters and subchapters of this report.
URI: http://hdl.handle.net/10451/18323
Designação: Mestrado em Estudos de Teatro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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