Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/18336
Título: A formação ética de professores no cruzamento com a formação ético-moral de alunos : o papel da investigação-acção
Autor: Feio, Mariana Areosa, 1979-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este trabalho inseriu-se numa primeira fase no projeto de investigação Pensamento e Formação Ético-Deontológicos de Professores (2007-2010) coordenado pela professora Maria Teresa Estrela na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Na primeira fase realizou-se uma Oficina de Formação com 17 professores, na área da ética com vista ao cruzamento com a formação ético-moral dos alunos. Fora do referido projecto, desenvolveu-se uma nova acção de formação, um Projeto de Formação, com um grupo de 11 professores. Ambas as acções de formação constituíram-se como casos de estudo e como fases de recolha e análise de dados da investigação, numa perspectiva de investigação-formação. Procurámos compreender como a investigação-acção, enquanto metodologia de formação de professores, contribui para a mobilização e aprofundamento de questões éticas orientadoras das práticas dos professores, centradas na formação ético-moral dos seus alunos. Ao mesmo tempo procurámos perceber os efeitos da formação no pensamento ético e na acção dos professores e os efeitos nos seus alunos. Para tal, analisámos os processos formativos e as mudanças operadas/efeitos da formação recorrendo a diferentes técnicas e instrumentos de investigação de que destacamos: as entrevistas, os questionários, as observações e as reflexões (em particular os diários) e os projectos de intervenção desenhados pelos professores, em colaboração, ao longo da formação (oito projectos na Oficina e dois no Projecto). Como principal técnica de análise utilizámos a análise de conteúdo. As principais conclusões da nossa investigação apontam para que a investigação-acção sustenta uma forte ligação entre teoria e prática no domínio ético; favorece o aprofundamento da reflexão ética (dialógica e crítica), orientada muitas vezes para a construção de visões e de conduta ética partilhadas; apela à colaboração entre professores, sobretudo no domínio da intervenção ética junto dos alunos; promove um diagnóstico aprofundado de situações problemáticas das turmas/alunos, procurando soluções para as resolver e favorecendo a intervenção nesse sentido. Os efeitos nos professores são visíveis no domínio da intervenção (nomeadamente com a introdução de novas estratégias de formação ética), no domínio dos processos de pensamento (reflexão, consciencialização), nas relações que estabelecem em particular com os alunos, na colaboração entre si e na resolução de problemas concretos. As mudanças operadas nos alunos estão relacionadas sobretudo com essa resolução de problemas, por exemplo, ao nível das relações interpessoais, em situações de violência, bullying, exclusão ou indisciplina. Os resultados apontam também para uma maior abertura a processos de reflexão e questionamento ético, bem como uma maior consciencialização e participatividade por parte dos alunos, peças fundamentais na construção da cidadania.
This study was within the first stage of the research project Pensamento e Formação Ético-Deontológicos de Professores (2007-2010), coordinated by Professor Maria Teresa Estrela at Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação of Universidade de Lisboa. The first stage comprised a training workshop in the ethic field with 17 in-service teachers. Apart from this project, it was developed a new training, a Training Project, with a group of 11 teachers. Both training actions were case studies as well as data collecting and data analysis stages, in a training-research perspective. We have tried to understand how action-research as a teachers’ training methodology can contribute to the mobilization and strengthening of guiding ethical practices leading to answer orientated questions from the teachers’ practices upon their students’ ethic character. For this purpose we have analysed their formative processes and completed changes or effects of the training using several techniques and tools such as: interviews, questionnaires, observations/reflexions (especially diaries) and the intervention projects drawn by the teachers working on this matter (8 projects in the Workshop and 2 in the Project). Our main analyses instrument was therefore the content analysis. The main findings of our research suggest that action-research is linked to a strong connection between theory and practice in the ethic field; it fosters the further development of ethical reflexion (dialogic and critical), often guiding to new visions and shared ethic conduct; it also shows a need of interaction between teachers, mainly in the field of ethic intervention with students; promotes a thorough diagnosis of different problematic interactions found in classrooms/students, trying to find solutions to those issues. The effects on teachers can be observed in the field of intervention (particularly with the introduction of new strategies for ethic training), in the field of thinking processes (reflection, awareness), in the relationships they establish in with students, in collaborating with each other and in solving concrete problems. Changes within students are mainly related to the resolution of problems, for instance, the level of interpersonal relationships, situations of violence, bullying, exclusion or indiscipline. The results also point to greater openness to reflection processes and ethic questioning, as well as a greater awareness upon students, essential in the citizenship development process.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/18336
Designação: Doutoramento em Educação
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