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Título: Estética e ideologia no teatro português
Autor: Martins, Levi
Orientador: Serôdio, Maria Helena
Lemos, Vera Sampaio de
Palavras-chave: Teatro português - Estética - séc.21
Política cultural - Portugal - séc.21
Ideologia e arte
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta dissertação é um estudo pensado e redigido na primeira pessoa – uma investigação de quem decidiu ir para o terreno com o objectivo de identificar as mais diversas manifestações estéticas e ideológicas no teatro que se faz em Portugal. Partindo de uma reflexão teórica sobre a relação entre estética e ideologia – com o objectivo de recuperar o conceito de ideologia na reflexão sobre a actividade teatral –, o estudo adopta depois um registo documental sobre um conjunto de espectáculos representativos de maneiras muito diferentes de fazer e pensar o teatro português. A selecção dos espectáculos, todos eles apresentados entre 2013 e 2014, foi feita com o objectivo deliberado de colocar em confronto algumas das mais contrastantes posturas estéticas e ideológicas. Entre estruturas de produção mais recentes, como o Teatro Praga, a Mala Voadora, o Mundo Perfeito, a Companhia João Garcia Miguel, ou mais antigas, como o Teatro da Cornucópia, o Teatro Aberto, O Bando ou o Fatias de Cá, desenha-se um território muito irregular e diversificado. Para além da análise de espectáculos, este estudo inclui também uma reflexão sobre a política cultural para o teatro e a maneira como quem a coloca em prática pode condicionar a liberdade estética e ideológica de quem produz teatro em Portugal.
Abstract: This thesis was written and thought of as a first-person study; an investigation made by someone who decided to go out on the field and discover which were, in reality, the most diverse aesthetic and ideological postures of theatre makers in Portugal. Starting from a theoretical reflection on the relationship between aesthetics and ideology – with the aim of rescuing the concept of ideology as a way of thinking about the theatre –, the study moves along in a documental style as it records and reflects upon a series of shows that represent some of the most diverse approaches in Portuguese theatre. The selection of these shows, every one of them presented between 2013 and 2014, was made with the deliberate goal of showing the most contrasting aesthetic and ideologic postures. These shows were produced by younger groups, like Teatro Praga, Mala Voadora, Mundo Perfeito or Companhia João Garcia Miguel, and by older groups, like Teatro da Cornucópia, Teatro Aberto, O Bando or Fatias de Cá, and together they draw a very contrasting picture. Beyond these critical analyses, this study also includes a reflection upon cultural politics, especially in what concerns the influence it may have on the aesthetic and ideological freedom of Portuguese theatre makers.
URI: http://hdl.handle.net/10451/18340
Designação: Mestrado em Estudos de Teatro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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